CAU/SP quer pequenos e médios escritórios de Arquitetura atuando no mercado exterior

Atuação no mercado exterior

O CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo está desenvolvendo um projeto de capacitação de pequenos e médios escritórios brasileiros de Arquitetura com foco no mercado internacional. “Podemos fazer muito mais se os nossos profissionais e escritórios estiverem capacitados para competir no exterior”, acredita José Roberto Geraldine Jr., presidente do CAU/SP.

Tocado em parceria com outras entidades do setor (Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, e Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o projeto pretende implementar um programa contínuo de orientação para a montagem de estruturas voltadas à exportação, gerando empregos e renda, além de estimular as participações dos escritórios em eventos internacionais do setor e também promover interações e parcerias com programas governamentais em atividade.

“Ainda esse ano, com a realização de importantes eventos internacionais, teremos boas oportunidades de avançar de forma significativa neste projeto. Além dos trabalhos para a construção do 27º Congresso Mundial de Arquitetos da UIA (União Internacional de Arquitetos), que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020”, destaca o presidente do CAU/SP.

De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o setor de Arquitetura e Urbanismo movimentou pouco mais de US$ 5 milhões em um ano – cerca de 0,028% do total em venda e aquisição de serviços e intangíveis de 2016 no país (dados do SISCOSERV). Uma atuação significativamente tímida. “Mas temos um potencial muito grande a ser explorado e precisamos nos preparar”, conclui Geraldine.

Serviço:
CAU/SP
(11) 3014-5900
http://www.causp.org.br