CAU/SP lança Edital voltado à “Habitação de Interesse Social”

Habitação de Interesse Social

Fachada do edifício Prestes Maia, no centro da capital paulista, considerada uma das maiores ocupações verticais da América Latina.

O prazo para a entrega de propostas de trabalho de “Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS)”, para o Edital lançado no mês de junho pelo CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, termina no próximo dia 13/07.

A íntegra do documento publicado no Diário Oficial do Estado, com todas as informações e instruções aos interessados em participar do certame, está disponível também no site do Conselho (www.causp.gov.br).

Por meio do Edital, entre outras possibilidades, o CAU/SP destinará aproximadamente R$ 1 milhão para ações voltadas tanto à capacitação dos profissionais do setor como também para projetos de melhorias habitacionais.

“Ter uma moradia digna é um direito fundamental do cidadão, assim como saúde e educação”, defende o arquiteto e urbanista José Roberto Geraldine Junior, presidente do CAU/SP, que lembra que por meio da Lei de Assistência Técnica 11.888/2008, famílias de baixa renda, com faturamento mensal de até três salários mínimos, devem ter acesso gratuito ao trabalho técnico de profissionais especializados em projeto e construção de habitação para moradia própria.

O caso do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro de São Paulo, que pegou fogo e depois desabou na madrugada do dia 1º de maio, expos a ferida do déficit habitacional nos grandes centros urbanos. “Infelizmente, por falta de uma boa política pública, temos uma enorme população carente totalmente vulnerável a situações de risco, como incêndios, desabamentos, deslizamentos. E não é de hoje. Precisamos mudar essa triste realidade”, reclama Geraldine.

Resultado de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgado no final do mês de junho, indica que mais de 8,27 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco, em aproximadamente 900 municípios do país. Enquanto dados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também dão conta de que, nos últimos 20 anos, deslizamentos de terra mataram mais de 200 pessoas na Grande SP, destruindo casas construídas em locais inadequados e sem qualquer cuidado necessário.

“É urgente que medidas sejam tomadas para mudar esse cenário assustador, unindo todos os atores desse enredo. Algo deve ser feito, urgentemente”, conclui o presidente do CAU/SP. O Edital lançado pela autarquia será uma ação periódica. Anualmente, o Conselho destina no mínimo 2% do seu orçamento para projetos na área de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.

Serviço:
CAU/SP
(11) 3014-5900
http://www.causp.gov.br/