A arquiteta Eliza Schuchovski faz uso do muxarabi, elemento que agrega estética em seus projetos Muxarabis

Muxarabis de Eliza Schuchovski

No mundo globalizado da arquitetura e do design é possível observar elementos que remetem a ancestralidade se tornando uma tendência no mundo contemporâneo. Entre eles, estão os primitivos muxarabis, redesenhados em um contexto mais moderno em um mood ancestral, que podem ser aplicados para diversos usos na arquitetura e design.

Segundo a arquiteta Eliza Schuchovski, à frente do escritório SCK Arquitetura, eficiente e estético, os muxarabis muito utilizados pela arquitetura árabe, carregam originalidade e são moldados em diversos materiais por uma malha de vazio e preenchido em um desenho modular, cartesiano ou orgânico.

“Os elementos criam uma integração do ambiente interno com o externo em um efeito de luz e sombra. Como fechamentos ou divisores em ambientes eles sempre destacam a permeabilidade, oferecendo o controle da luminosidade que pode ser determinado por um desenho mais aberto ou fechado”, explica a arquiteta Eliza Schuchovski.

Os muxarabis carregam desenhos exclusivos, que criam uma identidade visual, sendo assim, são verdadeiras obras de arte assinadas por arquitetos, designers e artistas plásticos. “Na arquitetura brasileira os muxarabis árabes inspiraram os cobogós, elemento vazado feito artesanalmente em cimento e tijolo.

São considerados uma das mais tradicionais soluções para a arquitetura de origem brasileira”, finaliza Eliza Schuchovski. Além de garantir elegância aos projetos, essas soluções arquitetônicas auxiliam na circulação de ar, além de filtrar a entrada da luz natural.

Serviço:
SCK Arquitetura / Eliza Schuchovski
(41) 3528-3328 / 997-234-555
http://sckarquitetura.com.br/