A coleção assinada por Oswaldo Mellone será a primeira da marca a ser lançada fora do Brasil. A Tora Brasil também estará no Fuorisalone na exposição “O Sentar Brasileiro”

A Tora Brasil, empresa brasileira de móveis de madeira maciça certificada pelo FSC, pela primeira vez terá estande próprio dentro do Salão Internacional do Móvel de Milão (ISaloni), entre os dias 17 e 22 de abril. Para a estreia no mais importante evento do design mundial, a marca fará o lançamento da coleção assinada pelo designer Oswaldo Mellone.

“Será a primeira vez que faremos a première de uma coleção no exterior, antes mesmo de apresenta-la aqui no Brasil. Estreamos em grande estilo em Milão com o trabalho primoroso de Mellone, designer brasileiro premiado e reverenciado”, afirma Cristiano Valle, proprietário da Tora Brasil.

A coleção de Mellone traz peças feitas a partir de pedaços de madeira Pequiá, proveniente de áreas de manejo florestal. Os móveis possuem características próprias e marcantes devido às imperfeições e cicatrizes da madeira. O resultado são itens sem concessões ornamentais e com apelo estético sofisticado.

Entre os lançamentos, estão a mesa de centro Amilcar, batizada em homenagem à obra do famoso escultor e artista plástico Amilcar de Castro. A chaise Oscar possui inspiração no traço marcante de Oscar Niemeyer e apresenta leveza geométrica. Já a poltrona Jorge homenageia o ícone da arquitetura e do design, Jorge Zalszupin. Com uma interpretação contemporânea, a mesa Maria possui uma forma orgânica semelhante às pétalas de uma flor, a peça é inspirada em uma das icônicas criações de Zalszupin dos anos 1950.

Com estrutura fluida, Mellone desenvolveu as mesas Sofia após observar elementos da natureza. A fim de contextualizar as mudanças que acompanham o mundo moderno, o designer inovou ao criar a poltrona Willy, baseada na icônica poltrona Loop, desenhada por Willy Guhl nos anos 1950.

“Como sempre o projeto nasce da matéria-prima disponível e recursos para trabalhá-la. Foi assim com o desenvolvimento dessa minha primeira coleção para a Tora Brasil: o resultado é uma proposta brutalista, privilegiando a madeira”, conceitua Mellone.

A participação da Tora Brasil é uma parceria da Associação Brasileira da Indústria de Mobiliário (Abimóvel) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do projeto Brazilian Furniture. Ao todo, a iniciativa reúne 18 empresas e tem como objetivo promover e fomentar as relações comerciais de marcas brasileiras no exterior, destacando qualidade, criatividade e inovação.

A Tora Brasil também estará presente na exposição “O Sentar Brasileiro”, no circuito do Fuorisalone. A mostra integra o Projeto Raiz, organizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil).

A peça que estará em exposição será o lançamento de Oswaldo Mellone, a poltrona Willy inspirada na icônica poltrona Loop, de Willy Guhl, nos anos 1950. A mostra “O Sentar Brasileiro” focará aberta no Spazio Edit de 17 a 22 de abril.

Serviço:
Mostra “O Sentar Brasileiro”
Data: 17 a 22 de abril
Local: Spazio Edit (Via Pietro Maroncelli, 14, 20154, Milano)
Tora Brasil no iSaloni
Local: Hall 12 – Estande F 26 – Strada Statale Sempione, 28 20017 Rho MI Itália
Horário: das 10h às 20h
Entrada: Livre
https://www.salonemilano.it
Tora Brasil
(11) 3819-8001
https://www.torabrasil.com.br