Marcus Ferreira imprime seu próprio estilo e desponta como um dos talentos do design brasileiro

Desde 1995 atuando como designer de móveis, o brasileiro Marcus Ferreira imprime sua digital com propriedade em sofás, poltronas, mesas, cadeiras e acessórios. Com flagships em São Paulo: Decameron e Carbono, o profissional conquistou o mercado e oferece produtos exclusivos para mais de 40 lojas no Brasil e no exterior.

Os desenhos assinados por Marcus Ferreira para a Decameron são exportados para a Europa e Estados Unidos, que produzem suas peças. O designer, que já fincou raízes no exterior, acredita no potencial dos profissionais brasileiros e, por isso, se identifica tanto com o mercado internacional. “No exterior a propriedade intelectual é altamente valorizada.

Também acreditamos no potencial de nossos designers”, enfatiza o designer. Não à toa, o talento de Marcus Ferreira, que pode ser considerado um autodidata, é reconhecido em terras brasileiras e estrangeiras.

Suas criações sempre se diferenciaram por apresentar o estilo contemporâneo repleto de características e simbolismos humanos que somente o trabalho artesanal proporciona.

As lojas também são um escritório de design e um laboratório para a produção de seus móveis, uma vez que Marcus sempre optou por produzi-los seguindo as técnicas clássicas de tapeçaria e marcenaria associadas ao design contemporâneo.

Prêmios:
2001: Sofá Ninho, 15º Prêmio do Museu da Casa Brasileira.
2001: Mesa de Jantar Liss, Certificado Boa Forma da Abimóvel.
2003: Poltrona Giramundo, Prêmio da Feira Colônia – Alemanha.
2007: Sofá Cine, Menção Honrosa no Salão Design Casa Brasil.
2007: Sofá Stay, IF Design Award – Hannover Alemanha.
2007: Sofá Studio, IF Design Award – Hannover Alemanha.
2008: Chaise Rippa, Idea Brasil.
2012: Poltrona Alice, Prêmio Museu da Casa Brasileira.
2012: Sofá Pedra, Idea Brasil.
2013: Sofá Pedra, IF Design Award – Hannover Alemanha.
2016: Sofá Highback Link, IF Design Award 2016.
2018: Sofá Closer, IF Design Award 2018.

Designer pela própria natureza – Marcus Ferreira descobriu que era designer de móveis por acaso. Estudante de Biologia Marinha em Florianópolis foi para São Paulo visitar os familiares e conseguiu um trabalho temporário em que participava da produção de estofados. Começou a tomar gosto pelo negócio e passou a estudar com afinco todas as etapas criativas, produtivas e comerciais do mercado de estofados. Seu maior diferencial eram as técnicas antigas e artesanais, que prezavam pela qualidade e conforto do produto.

Em pouco tempo inaugurou uma oficina com seis funcionários e, aos poucos, foi conquistando o mercado. Seus primeiros grandes clientes foram a House Garden e Firma Casa. A Decameron, sua primeira loja, conta com cerca de quarenta funcionários, porém, continua desenvolvendo algumas técnicas artesanais de confecção de estofados e, conforto, qualidade e espaço continuam sendo os pontos de partida para suas criações. “Fazemos nossos produtos à mão; com carinho, eles ganham alma própria e tornam-se únicos”, valida Marcus exemplificando a etapa de costura do processo de produção.

Desde sempre o designer se inspirou em experiências pessoais e em estudos históricos e literários para elaborar seus produtos. O maior exemplo é o nome da empresa, inspirada nos textos de Giovanni Boccaccio. “Assim como a obra literária, nossos móveis são românticos e pouco impessoais. Usamos técnicas antigas para criar peças atemporais com conceitos atuais”, compara o designer que se inspira em um personagem diferente para cada produto. Para tal, não se amarra a técnicas e sim nas necessidades pessoais dos usuários finais. “Para mim, os móveis vão além da funcionalidade: eles existem para aproximar as pessoas”, finaliza o empresário.

Serviço:
Marcus Ferreira
(011) 3097-9344 / 3815-1699
http://www.decamerondesign.com.br
http://www.carbonodesign.com.br