Exposição 6º edição da Mostra Jovens Designers traz criatividade de universitários ao Parque Villa Lobos até o dia 2 de maio

6º edição da Mostra Jovens Designers

Até o dia 2 de maio, o Parque Villa Lobos recebe a 6ª edição da Mostra Jovens Designers, com entrada gratuita, a exposição tem como intuito estimular a formação de novos talentos, difundir a cultura do design e contribuir para o desenvolvimento criativo. Os visitantes irão conhecer de perto o trabalho dos futuros designers brasileiros e acompanhar suas ideias e inspirações. Em 2018, a edição contará com projetos nas áreas de produto, gráfico e moda.

Realizada pela Origem Produções, com patrocínio da Braskem, via Programa de Ação Cultural (ProAC) e apoio da Tok&Stok, a 6ª edição da Mostra Jovens Designers tem curadoria do designer Auresnede Pires Stephan (Eddy). “Esta edição reflete as transformações que o segmento da criação industrial vem sofrendo nos últimos anos. De um lado, a forte inserção dos recursos digitais nas áreas do design gráfico e, por outro, o resgate dos conceitos artesanais, das produções customizadas e a preocupação ambiental”, conta Eddy.

Tradução da identidade de um povo e da sua época, o Design é fundamental para a evolução da nação, como revela a diretora da Origem Produções, Marici Vila. “A mostra destaca de Norte a Sul, produtos que revelam as particularidades de cada região e que trazem uma grande carga de identidade local, fazendo disso um grande diferencial na nossa produção”.

Os 88 universitários selecionados integram 55 projetos que vieram de 34 universidades de todo o país. Alguns já foram premiados por outras iniciativas, como Prêmio Salão Design, Talento Design Volkswagen, Inovação Fly Your (Airbus), Talentos Ceusa, Prêmio Tok&Stok, Prêmio ABRE e Desafio de Design Odebrecht Braskem.

Projetos que serão expostos em Milão de 17 a 22 de abril no Salone Satelite

• NONA – BANTRONA DE BALANÇO / Autora: Tatiemi Iwamoto Orientador: Alberto Ireneu Puppi UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ A Nona nasce da combinação de três móveis tradicionais: poltrona, cadeira debalanço e banco. É única por apresentar traços marcantes dos três mobiliários, porém não se afirmando como nenhum deles, sendo somente ela, uma bantrona de balanço.

• MESA PASSA-VARETA / Autor: Daniel Esteban Pereira Lopes Fidelis Orientador: Prof. Dr. Cláudio Roberto y Goya UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTAO projeto tem como objetivo oferecer os benefícios de um móvel desmontável, leve e prático. Por meio de uma estrutura estável e superfície funcional, a mesa busca reduzir a quantidade meterias e processos envolvidos em sua produção.

• BANCO FRAGATA / Autor: Dimitrih Correa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO O banco fragata traz como inovação, um sistema simples e independente de regulagem da altura do apoio de pés. Inspirado nas cordas das embarcações possibilita maior conforto a usuários de diferentes estaturas.

• CADEIRA GROUSE / Autor: Alberto Miguel da Silva Orientador: Stefan von der Heyde Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Grouse é uma cadeira leve e versátil para o ambiente doméstico que acomoda o usuário em diferente posturas. Grouse pode ser desmontada manualmente, o que facilita sua limpeza e personalização. PRÊMIO TOK&STOK

• BANCO ITARARÉ Autores: Tarcio Borgo e Maire Ramazzina PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO O banco Itararé mistura a madeira e o concreto como objetivo de mesclar resistência e beleza em mesmo um produto, gerando um objeto resistente as intempéries do ambiente externo sem perder sua delicadeza. Apesar dos materiais adotados, sua aparência é leve e descontraída, diferente da maioria dos outros bancos de concreto de área externa, que normalmente são pesados e brutos. Nossa maior preocupação foi proporcionar conforto e utilidade para o usuário, podendo usá-lo como mesinha, banco, apoio para jarros de plantas ou até mesmo dar uma ajudinha para regar alguma plantinha mais no alto.

• LUMINÁRIA ARCO Autora: Fernanda Couto Anjos Orientador: Marcelo Massaharu PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO A luminária ARCO tem como objetivo possibilitar que o usuário possa definir sua forma e direção da luz. A ideia é permitir uma maior interação usuário- objeto; valorizando a experiência com o produto na medida em que a luminária tem uma flexibilidade de uso, tanto em sua forma, quanto em sua função. Assim, o objeto pode ser manipulado para ser pendurado na parede ou colocado sobre mesas. O protótipo da luminária foi construído a partir de 1 módulo que é repetido 4 vezes, fechando um círculo. Cada módulo é conectado através de imãs, que permitem que cada parte seja movimentada e desconectada conforme a necessidade.

Serviço:
6ª Mostra Jovens Designers
Visitação: até 2 de junho
Ingressos: Entrada gratuita
Local: Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1025, Pinheiros – São Paulo
Informações: (11) 2683-6302
Visitas monitoradas pela exposição, abertas ao público, com agendamento prévio.
(16) 3623-8012
http://www.jovensdesigners.com.br/