Saergs e FNA repudiam extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE)

O Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs) e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) repudiam veementemente a extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE), concretizada nesta quinta-feira (5/4) por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado. A instituição de pesquisa, que existia desde 1973, era a maior fonte de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul.

A extinção da FEE é um retrocesso imensurável e inaceitável. Uma decisão como esta representa a perda de um trabalho de décadas e a falta de preocupação do Estado em relação à necessidade de diretrizes para políticas públicas. É lamentável descontinuar a atuação de um corpo técnico qualificado e das pesquisas que vinham sendo desenvolvidas. Perde o Rio Grande do Sul e a sociedade.

A instituição faz parte da lista de seis fundações que tiveram a extinção aprovada no final de 2016 pela Assembleia Legislativa do Estado, dentro de um plano de “modernização” com foco em uma suposta redução de gastos. Com amplo acervo de informações de natureza socioeconômica, a FEE era fonte de consulta para qualificar a análise conjuntural e histórica, a tomada de decisões e o planejamento nas diferentes esferas da administração pública.

Serviço:
SAERGS – Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul
(51) 3224-6066
http://saergs.org.br/

FNA – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas
(51) 3024-0626
http://www.fna.org.br/