Esta casa de boneca é uma reprodução fiel em escala infantil da fazenda de café em que está situada, no interior de São Paulo

Casa de boneca de Marta Calasans

Com cerca de 35 m², a casinha em miniatura foi criada para uma menina de dois anos pela arquiteta Marta Calasans, que estruturou a arquitetura clássica em alvenaria, utilizou as mesmas telhas do imóvel principal e providenciou os devidos pontos hidráulicos para o mini banheiro e a minicozinha. Aqui ela incluiu, ainda, vitrôs antigos em homenagem à mãe da criança.

Para compor os ambientes, a profissional criou réplicas em miniatura de muitos dos itens do mobiliário de madeira e MDF, com acabamento laqueado, a exemplo do buffet da sala de almoço, do guarda-roupa do quarto, no segundo piso, e da mesinha de centro da sala, com tampo de madeira.

Os azulejos da cozinha da fazenda foram reproduzidos na casa de boneca por meio da pintura especial, com temática infantil, feita por Gogó e Pimpa, artistas também responsáveis pela arte das paredes contemplando a fauna local. A pia do banheiro, por sua vez, foi esculpida em mármore, assim como toda a estrutura que dá suporte à área de banho.

Itens decorativos, como cadeiras, a namoradeira, um moedor de café e até um frigobar azul pastel, ganharam versões em escala pequena. A arquiteta buscou as menores bocas de fogão à lenha disponíveis no mercado e se dedicou aos mínimos detalhes, a exemplo da banheira vitoriana para bebê e os quadrinhos, feitos sob encomenda, que ilustram a fachada da casa.

Necessária para suprir o pé-direito duplo, a escada foi feita em escala normal, com degraus que permitem o uso por adultos. No andar superior, móveis em tamanho infantil compõem o quartinho, decorado com cama, berço, penteadeira, cadeirinhas e uma impressionante casinha ainda menor – esta em escala Barbie – decorada com lustre que acende e paredes pintadas com os elementos da fazenda.

Do lado de fora, um cercadinho foi construído para proteger e delimitar a área do refúgio criado não apenas para a garotinha, mas também para os filhos dos hóspedes da família – que podem se divertir ao ar livre em áreas com cama elástica e mesa para piquenique.

 

[Ver Projeto]

 

 

Contato:
Marta Calasans Arquitetura e Design
http://martacalasans.com.br