O arquiteto trouxe soluções práticas e funcionais tanto para aproveitar o espaço quanto para atender os pedidos do cliente de amplitude e ar industrial

Studio de 30 m2 por Glaucio Gonçalves

Após passar mais de 20 anos se hospedando em hotéis, o piloto de avião de voos internacionais – que mora na capital Baiana, mas está sempre em Guarulhos, na Grande São Paulo, por conta do trabalho – decidiu que queria ter seu próprio espaço. Assim, adquiriu um studio de 30 m2 localizado próximo ao Aeroporto de Cumbica e entregou as chaves nas mãos do arquiteto Glaucio Gonçalves, do escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Decoração.

“O cliente pediu um apartamento prático e aconchegante com o perfil dele, dentro do seu estilo de vida e que funciona bem no dia a dia, sem exigir muita manutenção. Mas que também possa, eventualmente, hospedar a família dele, que mora em Salvador”, conta o especialista.

Desafio e destaque – O maior desafio do projeto foi deixar o imóvel o mais prático e mais amplo possível. Para atingir o objetivo, o arquiteto propôs boas soluções para aproveitar o espaço e criar a amplitude e a praticidade solicitadas pelo cliente. Após a aprovação do projeto, as obras foram realizadas em três meses.

Já o elemento de destaque é a estante vazada, confeccionada com estrutura metálica e madeira, que otimizou o studio e ajudou a garantir o ar de leveza, modernidade e aconchego. Com diversos nichos e espaços, ela serve como divisão do quarto e da cozinha, mas sem criar barreiras e fechar o ambiente. Além disso, o móvel é multifuncional, pois também tem as funções de home-office e mesa de jantar, para até duas pessoas.

A estante também comporta um painel de TV, que é giratório a fim do eletroeletrônico poder ficar voltado tanto para o quarto quanto para a cozinha e a sala.

Sala e cozinha – A cozinha tem de tudo e é prática. Segundo Glaucio, “é o ponto forte na decoração do imóvel pelos armários feitos sob medida, que abrigam micro-ondas, cafeteira, cooktop e a mini geladeira, que atende as necessidades do cliente, apesar do tamanho. O espaço tem tudo que uma pessoa que não vai cozinhar muito precisa para fazer suas refeições em casa”.

Por conta do espaço diminuto, a sala é composta por um sofá-cama, simplesmente, que foi estrategicamente colocado num canto para não atrapalhar a circulação. Ao optar por este tipo de móvel, o arquiteto levou em conta a visita dos familiares do cliente.

Como cozinha e sala compartilham a mesma parede, um cobogó cinza foi colocado para delimitar os ambientes. Por ser vazado, cria conexão e deixa a iluminação fluir.

Quarto – O destaque do quarto fica por conta do painel que ocupa uma parede inteira, do teto ao chão, e já serve como cabeceira da cama. Nele, há brises em diversas larguras. No teto, acima da cama, há um trilho preto, no qual foram instaladas lâmpadas de LED.

Numa das paredes, foi instalado um armário com espelhos nas portas, que refletem o espaço e fazem com que a área pareça maior do que realmente é. Logo à frente, há uma cômoda, que poderá ser utilizada pelas visitas. O espaço entre o armário e a cômoda forma uma espécie de mini closet.

Banheiro – Para atender pedido do cliente, que queria um clima de relaxamento neste ambiente, foram instaladas pastilhas e luz azuis no box. Também foi criado um nicho para itens de higiene pessoal, como shampoo, condicionador e outros.

Terraço – Numa das extremidades do terraço, há uma porta sanfonada de madeira. Quando aberta, deixa a área de serviço à mostra. Quando fechada, traz discrição ao ambiente.

Ar industrial, a cara do cliente – Quando o imóvel espaçoso tem dimensões pequenas, o arquiteto utiliza todas as possibilidades para deixa-lo com o jeitinho do cliente. Neste projeto, além de amplitude e a praticidade, o cliente também queria um ar industrial, que ele considera a sua cara. Ele mesmo pontuou que o revestimento da parede deveria ser cimento queimado. Para conferir o clima solicitado, Glaucio buscou os elementos ideais, como a estrutura metálica da estante e trilho preto no teto em cima da cama.

Sustentabilidade – Todo trabalho realizado pelo escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Decoração traz um toque de sustentabilidade. No projeto deste studio, o mesmo ficou por conta do porcelanato instalado no chão do terraço, que imita madeira e preserva a natureza, e das lâmpadas de LED, energeticamente mais econômicas que as convencionais. Além disso, estes itens criam ambientes aconchegantes.

Contato:
Glaucio Gonçalves Arquitetura e Decoração
11 5084 0520
http://portal.glauciogoncalves.com/