A arquiteta Denise Barretto apresenta alguns de seus projetos como inspirações para quem quer construir, reformar ou decorar a varanda
Varandas de Denise Barretto

Projetos Itaim, Bragança Paulista e Campo Belo da arquiteta Denise Barretto

Nada combina mais com a primavera do que uma varanda incrível para reunir os amigos ou relaxar. Quem quer transformar o espaço em tempo de aproveitar dias iluminados, aproveitar o skyline e cuidar de plantas precisa, primeiramente, decidir qual tipo é o mais adequado para suas necessidades: um “jardim”, uma extensão da área social ou um espaço para apreciar a vista? A arquiteta, designer e paisagista Denise Barretto, do escritório Denise Barretto Arquitetura, com três décadas de atuação, conta alguns segredos de cada um desses estilos de varanda em seus projetos.

Repleta de verde – No caso de um apartamento na cidade, como é o exemplo do projeto localizado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, Denise fez questão de incluir muito verde para trazer a atmosfera de um refúgio. A varanda se torna aconchegante devido à variedade de espécies em todos os cantos, como ficus lyrata, filodendros, palmeiras chamaedoreas, pata de elefante, clusias, evônimos e buxus, que escondem a imensidão da cidade. Portanto, para quem busca uma inspiração, a dica é adaptar os tamanhos, assim como as espécies de plantas ou flores para cada varanda, ou incluir os jardins verticais, para ganhar espaço. O importante é manter o contato com a natureza.

Integrada – Uma qualidade importante da varanda é a possibilidade de união com outros cômodos da casa como living, cozinha ou sala de jantar, que facilita na hora de receber convidados. Ainda no caso do projeto Itaim Bibi, a varanda de 40 m² foi desenhada para ser integrada à sala de estar. Quando abertas, as portas aumentam significativamente a área útil do ambiente, possibilitando receber até 25 pessoas.

Outro projeto que exemplifica esta característica é um apartamento localizado no bairro Campo Belo, também na capital paulista. Nele, há integração entre living, sala de jantar, espaço gourmet e varanda com churrasqueira, todos com localização estratégica, o que aumenta a interação entre os convidados e o proprietário.

Contemplação – Partindo para quem tem uma casa de campo e busca um ar bucólico, a arquiteta também apresenta um projeto localizado em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Com uma vista privilegiada, em que a integração entre o quarto do casal e a varanda (200 m² no total) trouxe intimidade e calmaria. A arquitetura natural da residência, construída com muita madeira, aumentou o clima de aconchego. A cor turquesa foi escolhida para alegrar a decoração da varanda, e ao mesmo tempo criar harmonia com os suaves tons de azul que compõem os elementos do quarto.

Contato:
Denise Barretto Arquitetura
(11) 3078-6963
http://www.denisebarretto.com.br