No andar inferior, espaços reservados à família e áreas sociais para receber visitas e curtir momentos de repouso

Cobertura duplex por Glaucio Gonçalves

No andar superior, área de lazer coberta, piscina e um terraço ao ar livre para se espreguiçar em dias de sol e comungar com as noites de luar.

Viver bem e com conforto é um sonho de todos, mas realizado por privilegiados moradores que encontraram seu lugar ao sol nas alturas, de onde se enxerga um horizonte largo, tão perto e tão distante de tudo que se vê acontecer na cidade que pulsa em um movimento frenético.

Mas nessa cobertura duplex de 570 m2 os moradores escolhem quando querem se integrar à sinergia da cidade e quando querem se refugiar e buscar a privacidade sem abrir mão de tudo que se pode desfrutar em momentos de descanso e de lazer.

Entrando nesse apartamento, encontram-se espaços híbridos e também exclusivos para diferentes ocasiões. As atividades de lazer se concentram no piso superior [285 m2] – sala de jogos, sala de descanso, piscina e academia. Salas de estar, de jantar, de TV, a área privada dos quartos, além de cozinha e área de serviço estão no andar de baixo {mais 285 m2).

É isso que essa família buscava ao se mudar para essa cobertura duplex – amplitude, cada ambiente bem caracterizado e demarcado, privacidade nas áreas restritas, uma decoração extremamente personalizada, área de lazer completa e espaçosa, com ambientes para atividades esportivas e momentos de descanso, um escritório para dar continuidade ao trabalho, que, por ser economista, o proprietário tem de atender a inúmeras demandas, e muito conforto para a família – além dele, moram a esposa e a filha.

Ambientação retrô – Nesta sala, o mobiliário remete à estética dos anos 1950, começando pela coleção de sofás e de poltronas desenvolvida para áreas internas, onde o design assume uma relevância diferenciada e a necessidade de uma ocupação mais racional é premente. Outro detalhe dessa ambientação que salta aos olhos é a mesa lateral Ágata – moderna e minimalista – que traz a mistura da madeira e do metal em linhas bem definidas. Inspirado pela funcionalidade, simplicidade e praticidade, o design escandinavo – presente nas poltronas Scandia – traz em suas bases a excelência representada pela busca da forma ideal, unindo ergonomia e conforto com linhas leves e fluidas. Além disso, valoriza as matérias-primas naturais e o desenho de estruturas aparentes.

De inspiração orgânica, as formas criadas por meio da madeira e do tecido proporcionam atemporalidade e beleza. Vale destacar, ainda, os tampos circulares e elípticos da mesa Órbita, inspirados nas linhas percorridas pela trajetória de um corpo em movimento. Despojado e versátil, esse mobiliário reproduz o habitat do bem estar.

Para se jogar e relaxar – Nesta ambientação criada para os momentos de relaxamento, a mesa de centro assinada pelos designers Ana Revello Vazquez e Renato Solio se apoia em pés inspirados na forma natural do tronco das sequoias – agrupados, configuram um verdadeiro bosque. Feitas em madeira com tampo em tecido ou microtextura, essa mesa pode criar diferentes composições com duas ou três peças, ou pode ser usada sozinha, de acordo com o espaço disponível.

O sofá possui um design de linhas generosas e simples, assinado pelo Studio Saccaro – seu diferencial é o extremo conforto, com almofadas soltas, recheadas de plumas e com medidas que contribuem para uma postura de relaxamento e de descanso. E o rack faz parte da coleção Arena, que marca fortemente a intenção de aproximar produto, design e funcionalidade numa coleção versátil e conceitual, uma ponte sutil entre o passado e o presente, cheia de personalidade.

Zoom no mobiliário – O sofá Callas possui um desenho suave, que dá a impressão de mal tocar o solo, e seu design permite um conforto extremo. As linhas retas da mesa de centro se inspiram no mobiliário asiático, e o uso do bambu valoriza a manufatura artesanal. E o sofá Tez, com pés em aço corten e design diferenciado, é revestido em fibra natural de malacca, e suas costuras reproduzem o desenho da própria tez.

Pavimento superior – Sob um céu estrelado em uma noite de luar ou um belo dia ensolarado, é no piso superior onde as atividades esportivas acontecem. E tem também outra ampla sala com mais 75 m2 para momentos de socialização e descanso. O espaço também está preparado para a realização de festas e acolhe os convivas com muito conforto e sofisticação.

A decoração é um convite ao relaxamento. Além do amplo living, nessa área ficam a piscina, a academia e tem, ainda, uma antessala ao ar livre com mobiliário próprio para suportar sol e chuva. Fernando de Noronha serviu de inspiração para essa coleção de móveis outdoor da Saccaro. Assinada pelo designer Roque Frizzo, a coleção Noronha se diferencia por sua ousadia e versatilidade, graças à profusão de cores do fundo do mar, utilizada tanto no trançado como também nas almofadas, permitindo inúmeras composições.

E para resistir às intempéries, todas as peças são feitas em madeira com acabamento ácqua, tecidos acrílicos e fibra sintética X-FIBER, exclusiva da marca.

Integração e amplitude – As portas de correr que existiam na configuração original do imóvel, separando o terraço das salas, foram eliminadas na reforma. A proposta, com essa repaginada, foi ganhar amplitude e integrar os diferentes ambientes que compõem a extensa sala de 75 m2 do piso inferior.

Imponente – A porta de entrada – feita de ferro, sob medida – é imponente, customizada e personifica a decoração, que revela seu estilo já a partir do momento que se transpõe esse portal para fazer um tour pelo interior do apê.

Áreas livres – As áreas de circulação são generosas e os ambientes são bem demarcados, como se pode observar na decoração da área do escritório – contígua à sala de estar. Despojado e, ao mesmo tempo, sofisticado, o banco de madeira em formato espiral delineia os ambientes. A estante com nichos – sistema de mobiliário assinado pelo estúdio Decoma Design, composto por módulos em madeira e aço – é funcional e espaçosa para organizar os inúmeros objetos de decoração e esculturas do acervo do cliente. Aqui também o piso de porcelanato imitando cimento queimado se estende a toda a área, integrando os ambientes.

Detalhes da decoração – A uniformização do piso é proporcionada pela extensão do porcelanato imitando cimento queimado desde as salas até os quartos. O papel de parede é um recurso explorado para criar um contraste com o revestimento das demais paredes na sala de TV e na suíte do casal (25 m2) – neste, instalado na parede da cabeceira da cama. Em ambos os ambiente, os papéis de parede em tons pastéis dão uma suavidade que remete ao relaxamento.

Viver bem é escolher um lugar para morar com o DNA da família impregnado em cada ambiente traduzido pelo mobiliário, pelo design de interiores, pela concepção, pelo estilo e pela linguagem espacial que formam o conjunto da obra e deram a essa cobertura duplex a materialização de cada espaço idealizado pelos seus habitantes.

Serviço:
Glaucio Gonçalves
(11) 5084-0520
http://www.glauciogoncalves.com