Os jardins verticais, também conhecidos como paredes verdes, vêm se tornando tendência por conta de sua praticidade aliada aos benefícios para os moradores

De forma gradativa tomam espaço nas casas, apartamentos e  escritórios, se adequando a vida agitada da população com até mesmo sistema de irrigação.

De acordo com o arquiteto Thiago Papadopoli, o jardim vertical, além de ser bonito, deixa o ambiente mais fresco, contribui para o controle da umidade trazendo benefícios a saúde e deixando os ambientes mais agradáveis. Além disso, ele existe há muito tempo. “Não sei precisar exatamente, mas é possível ver em livros que os romanos já usavam técnicas similares, no entanto, foi esquecido com o surgimento da tecnologia e aparecimento de diversos materiais que levaram as pessoas a esquecer um pouco de todos os benefícios que a natureza nos traz”.

Para os que desejam ter este projeto em casa, o ponto de partida é gostar de cuidar de plantas, em sequência deve-se escolher o local adequado, sendo mais indicado uma varanda por conta do cuidado. Porém, os jardins também podem ser feitos nas salas, cozinhas, ou qualquer outro cômodo, visando sempre a atenção a planta e sua irrigação.

Escolhido o local, o próximo passo é a análise do tipo de planta que será utilizada e sua adequação ao lugar, como onde há luz e a ventilação. Vale ressaltar que todo tamanho de espaço é possível, uma vez que também existem os quadros vivos. “ O ideal é escolher plantas que avancem, como samambaia, véu de noiva, dólar, dinheiro em penca”, explica Papadopoli.

Outro ponto para a confecção do jardim vertical é a armação que será utilizada, a mais simples é uma de alumínio que encaixa caixas de plástico para as plantas. Existem também blocos de concreto que já são feitos com o designer para as plantas. Ademais, existem os blocos de cerâmica, quadro vivo, que é realmente um quadro de madeira onde as plantas são encaixadas.

As opções recicláveis também existem, que é o caso da garrafa pet, onde se planta dentro delas e pendura. “Esta opção está muito em alta, principalmente em escolas, porque as crianças podem plantar e até personalizar pintando”, conta o arquiteto.

É ideal contratar uma empresa que irá cuidar disso, pensando no melhor local, na forma de rega, como o excesso de água será drenado, se não haverá necessidade de impermeabilizar a superfície, e ainda qual o melhor tipo de planta.

“O preço para a confecção de um jardim vertical ou parede verde, vai variar de acordo com o tipo de estrutura, as mais complexas variam de 600 o metro quadrado, como o caso da foto e com irrigação própria. Se fizer um sistema mais simples como o bloco, sai por volta de 200, a garrafa pet sai muito mais barato por ser reciclagem”, finaliza o arquiteto.

Serviço:
Thiago Papadopoli
(11) 4063-8831 / 4436-9823
http://www.thiagopapadopoli.com.br