Tons de cinza estão em voga novamente e profissionais do décor dão dicas de como essa cor pode tornar o quarto do casal um refúgio para os apaixonados

A atração cinza

Projeto do escritório Maraú Design Studio: o cinza foi pontuado no quarto de forma a trazer mais sofisticação ao ambiente / Projeto da arquiteta Renata Gomes: o quarto de casal recebeu várias tonalidades de cinza

Os tons de cinza ganharam um lugar especial no imaginário e uma conotação ousada e romântica desde a popularização da franquia 50 Tons de Cinza, cujo último filme estreia hoje. Na decoração, porém, a neutralidade e a sobriedade da cor sempre fizeram dela queridinha para os quartos de casal.

Segundo as designers de interiores Linda Martins e Cris Araújo, sócias no Maraú Design Studio, um dos fatores de poder do cinza é sua versatilidade. “O cinza é uma cor muito democrática, ficando bem em qualquer ambiente da casa. Ele ‘casa’ com todas as cores, resultando em um decor sofisticado e elegante. A cor pode estar desde os móveis, roupa de cama, até nas paredes e no teto, podendo ser utilizada em suas infinitas tonalidades”, revelam.

Segundo a arquiteta Renata Gomes, a diversidade das tonalidades do cinza facilitam a composição da decoração, tirando a monotonia da cor. “O ideal é trabalhar com várias tonalidades do cinza para quebrar um pouco a monotonia e trazer mais informação ao ambiente. Em um de meus projetos, trabalhamos o cinza em vários tons e texturas, do prata ao cinza chumbo, com materiais em linho, lã, veludo, algodão e seda”, conta.

Além de aparecer em composições lindíssimas no tom sobre tom, o cinza também é passível de diversas combinações com outras cores. “É possível mesclar o cinza com o preto ou marrom, por exemplo, para dar um resultado sofisticado. Com o branco, o quarto fica mais suave e neutro. Já com cores vibrantes, torna-se um quarto jovem e descontraído. Além de combinar com outras cores, podemos também apostar no marmorato, que imita cimento queimado, e é uma tendência. Ele deixa o resultado bem moderno”, exemplificam Linda e Cris.

Renata Gomes acrescenta que, além da combinação das cores, o cinza também faz uma ótima harmonização com diferentes tonalidades de madeira, uma opção a mais para a decoração.

Para quem pretende repaginar o quarto tendo os tons de cinza como fio condutor, a arquiteta dá uma dica. “Para fazer uma mudança no quarto do casal, minha sugestão é reformar os móveis, por exemplo, com uma laca cinza ou prata e brincar com as diversas tonalidades possíveis.

As variações da cor ajudam a quebrar a monotonia do monocromático e, com criatividade, transformar todo o ambiente”, afirma Renata, que arremata confirmando que a cor pode ir além dos quartos. “Com o cinza você pode quebrar o off light e sair do bege. A cor é uma tendência na decoração e pode ser incorporado em qualquer ambiente como sala, quarto de bebê e cozinha. Ela é prática e está na moda!”.

Serviço:
Maraú Design Studio
(31) 998-421-616
http://maraudesign.com.br/

Renata Gomes
(31) 3817-4340
http://www.renatagomes.com.br/

 

HOME