Ter um lugar especial para estudar pode ajudar na melhora da concentração e em bons resultados no aprendizado e nas notas do estudante – sejam crianças ou adultos

Espaço de estudo de Cris Paola

Retornar às aulas nem sempre é uma tarefa fácil. Sair do ritmo tranquilo das férias e retomar as responsabilidades de horários e estudos pode não ser um atrativo principalmente para as crianças e adolescentes. Para contribuir com o aprendizado seja dos pequenos, dos mais crescidinhos ou mesmo dos adultos, a arquiteta Cris Paola do Studio Cris Paola reuniu dicas valiosas.

Local adequado – Antes de qualquer coisa, a arquiteta Cris Paola indica onde pode ser o espaço para o estudo. Ela alerta que se não houver disponibilidade para um ambiente exclusivo, esse não é o problema. Pode ser um cantinho do quarto ou mesmo da sala de estar ou jantar.

O mais importante é que essa área seja um lugar tranquilo, para que pequenos ou adultos possam estudar manter o foco. Cris Paola garante que o lugar não necessita de uma grande metragem. “É possível aproveitar um espaço que não seja utilizado como, embaixo da escada ou mesmo um pedaço do rack ou aparador”, explica. A arquiteta destaca atenção especial para a escolha da cadeira que, por ser muito utilizada, deve proporcionar conforto e ergonomia.

Organização – Manter a concentração é um dos desafios para estudar. Em meio a livros e apostilas, a dica é manter apenas itens importantes à vista. “Descarte tudo que não estiver funcionando ou não for útil, como lapiseiras quebradas, canetas sem tinta, livros e papeis velhos”, aconselha a arquiteta. Se o espaço for dedicado para uma criança, guarde brinquedos, joguinhos e tudo que possa desviar a atenção. Estojo e papeis são o suficiente.

Se o local não tiver prateleiras ou gavetas, acomode todos os objetos em caixas coloridas e distintas com identificação para não perder tempo procurando livros ou cadernos. Tudo organizado colabora para manter a mesa de estudo livre.

Iluminação – No quesito iluminação, Cris Paola pontua que o ideal é que o espaço esteja posicionado próximo à janela. Diante da impossibilidade e pensando em horários noturnos, uma luminária de mesa integra o canto de estudos.

Toque final – Depois de seguir todos os passos indicados pela arquiteta, chegou a hora mais divertida: a decoração. Pôsteres, bonequinhos e até a foto preferida da última viagem podem ajudar nessa missão. “Essa identificação com o ambiente colabora para que o dono do espaço queira estudar, sinta-se dono e curta estar ali”, finaliza a profissional.

Serviço:
Studio Cris Paola
(11) 3071-2888
http://www.studiocrispaola.com.br

 

HOME