A integração de ambientes não é somente a quebra de paredes, mas sim um estilo de vida que muitas pessoas estão aderindo em seus lares

PB Arquitetura sem paredes

Os ambientes com menores metragens também pedem a integração para dar amplitude. Falar desse recurso, então, é buscar um melhor layout e convívio social.

A integração normalmente acontece entre as salas de jantar e estar e também entre a cozinha, mas isso não significa que não pode ocorrer em outros ambientes. Os arquitetos Priscila Tressino e Bernardo Tressino da PB Arquitetura explicam que existem várias maneiras funcionais de integrar, um exemplo disso é criar o home office na sala de estar, mas separá-lo por alguma porta de correr.

“A integração facilita também a circulação dos moradores, ainda mais se o ambiente for de pouca metragem”, ressalta o arquiteto Bernardo.

Mas alguns detalhes precisam ser avaliados antes de querer quebrar qualquer parede e ir colocando os móveis em qualquer lugar. Os arquitetos ressaltam que, além dos móveis, a iluminação ajuda a criar a delimitação do espaço, fazendo com que o aspecto visual dos ambientes seja diferenciado, mesmo com a integração.

“Com a iluminação, as pessoas enxergam que ali existem dois ou três ambientes diferentes, assim cada “cantinho” não perde sua personalidade e funcionalidade”, conta Priscila.

A sala e a cozinha formam um par perfeito. O uso de ilhas e balcões é uma ótima opção para quem gosta de cozinhar e receber os amigos, e gostaria de fazer isso sem deixar nenhum dos dois de lado.

Se a integração for em uma casa, a dica é incluir também a área externa. Com portas de vidro, o jardim ou a varanda passam a ser uma vista agradável e por mais que haja integração, podem ser separados pela porta quando houver vontade.

Caso a varanda seja em apartamento, a união com a sala deve ser cuidadosa. Se a varanda for com uma metragem pequena e os moradores quiserem essa integração, poderá ser utilizada a porta de vidro também. A quebra da parede, neste caso, pode criar um efeito contrário: uma sala com apenas mais um quadrado e não um local amplo.

Hoje, existem apartamentos com plantas reduzidas e a integração vem se tornando a melhor solução, pois possui custos menores e ainda traz um ótimo resultado.

Serviço:
PB Arquitetura
(11) 2311-1178
http://pbarquitetura.com.br/

 

HOME