Após três décadas de carreira, ela segue como uma arquiteta em constante reinvenção

A pluralidade de Denise Barretto

Assim como na arquitetura, a vida real também necessita de construções, reconstruções e sobretudo, coragem, tanto nos projetos profissionais, pessoais ou familiares. Este paralelo tem muito a ver com a trajetória da arquiteta e paisagista, Denise Barretto, com 32 anos de carreira, muitas experiências para compartilhar, grandes motivos para celebrar e projetos futuros incríveis para conduzir, sempre se renovando.

Denise acaba de completar duas décadas à frente de seu escritório-solo, que foi inaugurado no final de 1987. Antes disso, ela trabalhou com o arquiteto Carlos Bratke, com quem atuou em sociedade por 11 anos. Em seu currículo, Denise soma mais de mil projetos realizados, entre residenciais, corporativos e grandes mostras, no período entre 1986 e 2017 (inclusive vários em parceria com Bratke). Um de seus trabalhos mais marcantes foi com a rede de lojas H.Stern, por mais de duas décadas, em que reinventou a maneira como a marca se apresentava espacialmente.

Porém, suas conquistas não são apenas profissionais. O equilíbrio entre carreira e vida pessoal foi fundamental para o seu sucesso. Arquiteta, paisagista, mãe, avó … Denise é plural, e representa a mulher brasileira. Com 16 anos foi mãe de primeira viagem. Aos 21 anos já tinha seus quatro filhos (três homens e uma mulher).

Aos 39, foi avó pela primeira vez (agora tem oito netos). Hoje, perto de completar 60 anos, ela continua com o mesmo entusiasmo. “Acredito que o segredo está na paixão pela maternidade e pela arquitetura, de forma que as duas me realizaram como ser humano e mulher” revela Denise.

Atualmente, o escritório Denise Barretto – que atua com projetos de arquitetura, arquitetura de interiores e paisagismo – tem uma equipe de oito funcionários, que ela considera um atelier boutique. Denise acompanha tudo que acontece, todos os detalhes, juntamente com a sua equipe, que é muito alinhada com os projetos.

E para o futuro, Denise tem muitos desejos, entre eles prosseguir com sua marca no mercado, sempre se reinventando. “Daqui a cinco anos imagino o meu escritório totalmente energizado por minhas sócias mais jovens: Patrícia Cestari, Patrícia Bacellar e Steffi Kaufman, que trabalham há anos comigo e darão continuidade a tudo que eu já construí”, revela Denise.

Além disso, revela um sonho ambicioso, algo que ainda não teve a oportunidade de fazer em sua carreira: “Meu sonho é criar parques para a cidade. Seria me superar totalmente, com espaços verdes e que também ofereçam centro cultural e artístico, completamente fantásticos e modernos. Talvez seja difícil em São Paulo, mas quem sabe no interior eu encontrasse espaço, seria a realização maior, neste ponto da minha atuação profissional”, conclui Denise.

Contato:
Denise Barretto Arquitetura
(11) 3078-6963
http://www.denisebarretto.com.br/

 

HOME