Saber aproveitar melhor cada espaço da casa ou apartamento é essencial para tornar o lar mais aconchegante, e isso inclui a varanda

A ideia de desfrutar melhor e integrar esse espaço com os outros ambientes é uma tendência na hora de decorar. Tanto que a expressão varanda gourmet tornou-se popular.

Segundo a arquiteta Roberta Fermann, da Renova Arquitetura Express, as varandas gourmets são espaços cada vez mais utilizados pela família, seja para tomar um simples café da manhã ou para receber os amigos nos finais de semana.

“Extensão do jantar e sala de estar, a varanda gourmet é um espaço de encontro da casa. Integrá-la com a parte interna, além de tornar os ambientes muito mais amplos, faz com que de fato a varanda tenha um uso efetivo e muito mais proveitoso”, explica a arquiteta.

Em um projeto recente, Roberta Fermann em pouco tempo transformou a varanda de um apartamento em Belo Horizonte (MG) em um delicioso espaço para receber e fazer as refeições do dia a dia da família. Com uma vista linda da capital mineira, o intuito era integrar a varanda, já que o estar tinha uma metragem boa, mas todo segmentado. Com isso, a área social, incluindo o jantar, ficou muito mais ampla e usual.

A arquiteta explica que a estratégia para esse caso foi remover portas e texturas das paredes. O primeiro passo para a transformação foi passar massa corrida e pintar a varanda com a mesma cor do resto da sala de jantar e estar. “A varanda antes era rústica demais e estava desconectada com o resto do estar. Sem grandes custos, conseguimos trazer esse espaço para dentro da casa. Hoje em dia, as refeições dos clientes estão sendo feitas ali”, conta Roberta.

Aconchegante e requintada, a varanda ganhou mesa maior em madeira de demolição, obras de arte e, claro, paisagismo. A cor escolhida para reinar nas paredes desse espaço foi o cinza, mesmo usado no estar, que é uma das favoritas da arquiteta. “Durante o dia, a vista da cidade encanta quem passa pela varanda. À noite, além das luzes da capital mineira, a iluminação pensada para o espaço transmite a sensação de conforto”, afirma a especialista.

Roberta ainda conta que outra grande vantagem do projeto foi levar luz e ventilação natural para o resto da área social, que era prejudicada. “Com o fechamento da cortina de vidro e persianas, os moradores podem ficar protegidos da chuva e do frio que não atrapalham mais o uso desta área”, completa a arquiteta.

Serviço:
Roberta Fermann
(31) 97558-0032
http://www.renovaarq.com.br

/2017

 

HOME