Quando optar: os prós e contras da escolha pela marcenaria, por móveis planejados ou modulados

É bem comum o dilema de quando vale à pena planejar ou não os móveis da casa, ou de algum ambiente. E se a escolha é pelo planejamento, surgem outras questões: é melhor optar pelos planejados, modulados ou sob-medida? Quais as diferenças? Preparamos a seguir algumas dicas e informações sobre o assunto.

Quando planejar é a melhor opção – Se o espaço é pequeno, ou se o proprietário busca funcionalidade e uma decoração mais contemporânea, planejar alguns dos móveis pode ser uma ótima opção. É comum fazer esta escolha para cozinhas, banheiros e closets, por exemplo, que são espaços em que pode ser difícil encaixar móveis prontos, e que acabam exigindo mais personalização para conseguir aproveitar bem os espaços.

Porém, se o imóvel é alugado, esta pode não ser uma boa escolha, pelo custo de investimento: ao mudar, o inquilino provavelmente terá de deixar os móveis no local. Mas, para a venda, o mobiliário tende a valorizar o imóvel, dependendo das condições em que se encontra.

Planejados, modulados ou sob-medida? – Os móveis modulados oferecem diversas possibilidades de combinação, mas são menos personalizados, com medidas pré-estabelecidas – por isso, pode ser que não encaixem com perfeição no espaço. Já os móveis planejados adaptam-se melhor ao espaço, podem ter maior personalização, com mais opções de acabamento e cores. Porém, costumam custar um pouco mais caro.

“As lojas de modulados melhoraram muito nos últimos anos, algumas oferecem até móveis laqueados hoje em dia, o que era raro antes”, avalia Nelson Machado, do escritório Machado e Weiss Arquitetura e Interiores. O arquiteto e designer de interiores conta que já teve restrições com esta opção, por ter enfrentado dificuldades com os ajustes de projeto e com a entrega. Hoje, o profissional confia em algumas lojas, mas ainda prefere a marcenaria.

No caso dos móveis sob medida, executados em marcenaria, o projeto pode ser totalmente personalizado. “Hoje em dia, esta opção pode sair mais em conta que os pelos planejados. Nós temos três marceneiros em que confiamos e que nunca nos deixam na mão”, comenta o arquiteto Alexandre Weiss. Esta opção pode dar um pouco mais de trabalho, e ter prazos mais longos, mas os resultados e o acabamento costumam ser melhores.

Em todos os casos, é importante buscar referências e informações sobre a lojas e os profissionais, e procurar conhecer projetos realizados anteriormente por eles, para evitar problemas. Consultar um profissional especializado também pode ajudar na escolha e no melhor aproveitamento do espaço.

Serviço:
Machado & Weiss Arquitetura e Interiores
41 3045-2483
http://www.machadoeweiss.com.br

/2016

 

HOME