As arquitetas Beatriz Fujinaka e Stephanie Nigri Wolff transformaram os mezaninos de um galpão industrial em escritórios modernos e confortáveis

 

Nos mezaninos de um galpão industrial, onde funciona a linha de montagem de produtos da Telesystem, as arquitetas Beatriz Fujinaka e Stephanie Nigri Wolff, do WF Arquitetos, projetaram o escritório da empresa, adaptando um espaço simples e fabril para aproximar todos os setores administrativos, da área de vendas à presidência. “Foi desafiador adaptar essa estrutura para atender toda a tecnologia e conforto que um ambiente corporativo necessita atualmente”, afirmam.

Com plantas livres e vãos totalmente abertos para a área de produção, as profissionais precisaram criar ambientes semelhantes a caixas dentro do volume principal, ou seja, o galpão. Com isso, elas possibilitaram o conforto térmico e acústico para os usuários do edifício. Deste modo, salas que deveriam ser fechadas, foram projetadas como caixotes de vidro, com teto rebaixado, permitindo a transposição de vigas e a passagem dutos de ar-condicionado e iluminação.

Como as lajes e as paredes não permitiam que nada fosse embutido, a solução foi utilizar uma estética industrial nos escritórios, com cabeamento e dutos aparentes, cruzando a laje e vencendo as vigas em eletrocalhas.

“Procuramos tirar partido de materiais existentes, como lajes, pilares e vigas em concreto aparente, e acrescentamos eletrodutos aparentes, vidro e madeira de demolição a essa estética brutalista”, revelam as arquitetas. O concreto aparente foi tratado com cera, enquanto algumas vigas, que originalmente eram revestidas com massa, foram descascadas.

Para as divisórias, Beatriz e Stephanie optaram por vidro blindex, enquanto o forro é mineral em placas. As paredes e portas da sala de reunião principal e da diretoria receberam madeira de demolição. “Para nós, os volumes em vidro independentes do galpão principal e as estruturas aparentes diferenciam este escritório dos demais”, finalizam.

Serviço:
WF Arquitetos
(11) 2768-5518
http://www.wfarquitetos.com.br

/2016

 

HOME