WF Arquitetos assina projeto de reforma que privilegia espaços para convívio: conforto, aconchego, praticidade e integração das áreas sociais definem este contemporâneo apartamento paulistano

O lema “nossa casa, sua casa” poderia definir o ideal dos proprietários deste apartamento de 180 m², localizado em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. Assinado pelo WF Arquitetos, o projeto de reforma foi realizado para atender as necessidades e o gosto de um casal de executivos sem filhos, que adora receber familiares e amigos.

Para ampliar a sala, as arquitetas Beatriz Fujinaka e Stephanie Nigri Wolff, do WF Arquitetos, demoliram um dos quartos e criaram um espaço gourmet com estar na varanda. “As áreas de convivência precisavam ser generosas, para acomodar todos”, justificam. Por isso, o maior desafio foi criar um espaço para receber muitas pessoas, sem exagerar na decoração. A solução foi optar por poucos móveis, mas que fossem extensos, favorecendo a circulação, integrando os ambientes e, consequentemente, privilegiando a convivência.

Para a varanda, as profissionais apostaram na flexibilidade “Desenhamos o sofá de madeira com estofado e a mesa, com tampo de azulejos (Lurca) e base ajustável na altura, que funciona tanto como mesa de centro quanto de jantar”. O décor é complementado pelas cadeiras Helga (Artesian). A integração da varanda com o jantar é outro destaque. “A intenção é que as pessoas estejam visualmente conectadas, mesmo ocupando ambientes diferentes”, explicam.

Como os clientes queriam o máximo de vegetação possível, as arquitetas propuseram um jardim vertical, a incorporação de vasos e cachepôs à marcenaria e um espaço para ervas junto ao gourmet. Para atender a proposta, o paisagista David Zayas inseriu espécies tropicais e exuberantes, que se adaptam bem ao local e exigem pouca manutenção.

Embora a planta original do apartamento delimitasse bem a área social da íntima, Beatriz e Stephanie conseguiram evidenciar essa característica por meio da decoração. “Criamos um painel que mimetiza as três portas acessíveis ao hall, cozinha e área íntima, proporcionando unidade e ‘aquecendo’ os ambientes, já que o piso é de mármore e, portanto, frio”. Como a ideia era que o tom do painel fosse mais claro, para não escurecer o ambiente, elas optaram por folha de ash amêndoa e acabamento fosco.

Ficha:
Projeto: WF Arquitetos
Localização: Santo Amaro, em São Paulo (SP)
Área construída: 180 m²
Revestimentos: Piso de mármore travertino romano bruto levigado, no estar, no jantar, na varanda e no hall; pitura branca, nas peredes e no forro; tampo de quartz stone branco, no espaço gourmet e na suíte máster; tampos de travertino bruto, no jantar e no lavabo; porcelanato mineral off-white (Portobello), no piso da suíte máster; banheira Vallvé; assoalho de tauari, na área íntima.

 

Serviço:
WF Arquitetos
(11) 2768-5518
www.wfarquitetos.com.br

/2016

 

HOME