Unir dois apartamentos de três quartos cada para receber uma família acostumada a morar em uma casa espaçosa foi o grande estímulo da +2 Arquitetura para este projeto, localizado no bairro de Coqueiros, em Florianópolis/SC

O primeiro estudo de layout foi realizado quando o edifício ainda estava na fundação, permitindo que houvesse tempo para elaboração dos projetos necessários para atender ao principal condicionante: um apartamento espaçoso, confortável e funcional.

“Para a união dos dois apartamentos, tivemos que ajustar o layout ao projeto original do prédio, respeitando as prumadas de agua e esgoto”, revela Luciana Decker, arquiteta responsável pelo projeto.

Projetos que remetem a grandes alterações necessitam de acompanhamento técnico constante. E neste caso, o acompanhamento do escritório durante a construção do prédio foi imprescindível para garantir que as soluções propostas fossem atendidas.

“Os diferenciais do projeto estão na harmonia das cores, conforto do mobiliário, layout funcional, ambientes amplos. A iluminação em Led em todo o apartamento, equipamentos de climatização economizadores de energia e chuveiro a gás, são fatores de sustentabilidade da proposta” explica Luciana.

A cozinha é um dos ambientes de maior sucesso entre os moradores do apartamento, ela foi integrada ao jantar e ao living, sem ficar devassada. Bem iluminada e ventilada a cozinha conta com uma torre de equipamentos (forno, micro-ondas, refrigerador), uma bancada de apoio (área seca) e uma bancada de trabalho (área molhada com cuba, cooktop e o destaque para a calha úmida modular, que permite que o escorredor de louças, “dispenser” de detergente e esponja fique embutido na pedra).

Uma bancada entre o jantar e a cozinha, de cor azul turquesa trouxe cor para a composição em tons pasteis e harmonizou com os azulejos da Portobello Vila Madá, uma releitura do ladrilho hidráulico.

O espaço de estar é o coração da área social deste apartamento. Integrado com escritório, churrasqueira, jantar, circulação intima e hall, ele agrega e é o ponto de encontro e convívio.

O protagonista da sala é o sofá em linho, com 3,10m de comprimento. A escolha das poltronas buscou trazer modernidade e irreverência ao apartamento, através da leveza dos pés de madeira e do linho azul da poltrona de descanso. Na churrasqueira, as banquetas de design assinado por Jader Almeida valorizam a integração com o living, com todo seu desenho torneado e arrojado.

O dormitório de casal recebeu destaque para a iluminação, através de arandelas na cabeceira da cama, e no painel da televisão. As cores suaves atreladas à madeira do mobiliário criam uma atmosfera romântica e acolhedora.

O dormitório da filha apresenta um layout com dois momentos: escrivaninha e leitura, e a cama e armário integrado. As cores utilizadas remetem a personalidade da usuária, moderna, antenada e cosmopolita. O preto aparece em detalhes como puxadores e vidros. Na marcenaria, predomina as lâminas com textura de tecido, e juntamente com o vidro argentato grigio, compõe um ambiente em tons de cinza que é universal.

“Destaque para a premiadíssima luminária ao lado da cama: a Tolomeu de mesa, design de Michele de Lucchi e Giancarlo Fassina, permite infinitas posições e é uma ótima sugestão para quem gosta de ler na cama”, declara Luciana.

Os banheiros das suítes harmonizam com a composição dos dormitórios: na suíte da filha, o preto aparece na linha de louças sanitárias da DECA, e a cerâmica do fundo do box, linha Liverpool da Portobello traz charme e contemporaneidade para este ambiente.

No banheiro do casal, a escolha foi para a faixa em mosaico de 2x2cm de madrepérola, que contorna todo o banheiro, inclusive o nicho interno ao box.

O banheiro social, com características de lavabo, recebeu nas paredes um azulejo com desenhos, que pode ser entendido como papel de parede. O mobiliário clean, e as louças elegantes definem este lavabo funcional.

Por fim, o escritório integra com o living através do hall de entrada. Para permitir privacidade neste ambiente, foi colocado um painel com portas de correr da ABITO, dividido em três folhas, que recolhem em um modulo, permitindo a abertura de dois terços do vão, esta porta é totalmente área, sem trilhos no piso. Um sistema inovador, com amortecimento para abrir e fechar, uma maneira leve e eficiente, além de bonita e luminosa.

Serviço:
+2 Arquitetura e Gestão de Obras
(48) 3207-1295
www.maisdoisarquitetura.com.br

/2016

 

HOME