Museu do Café em Santos apresenta nova exposição sobre o vitral de Benedicto Calixto ‘Desconstruindo uma Epopeia’. O vitral Intitulado A epopeia dos Bandeirantes retornou em julho ao edifício da Bolsa Oficial de Café – Museu do Café – após processo de restauro

O Museu do Café, localizado na cidade de Santos, SP, inaugurou, no dia 23 de julho, a nova exposição temporária Desconstruindo uma Epopeia. A mostra apresenta uma leitura crítica do vitral A epopeia dos Bandeirantes, de autoria do pintor paulista Benedicto Calixto e que está presente no salão do pregão do edifício da Bolsa Oficial de Café, hoje Museu do Café. A curadoria desfragmenta as informações contidas na peça em várias camadas, para que o público possa compreender melhor o processo de concepção por trás dessa obra de mais de 90 anos.

A exposição apresenta aos visitantes uma análise completa do vitral como um objeto museológico, colocando em evidência seu caráter material e técnico, os conteúdos nele presentes e sua linguagem simbólica, o contexto em que foi concebido e a localização da obra em seu tempo. Na ocasião, Calixto criou o desenho sob medida para o palácio da Bolsa que estava sendo construído para centralizar as negociações de café no estado de São Paulo.

 

Um pequeno atelier cenográfico com ‘mock-ups’ de ferramentas utilizadas pelos profissionais na confecção e restauro de vitrais, além de textos explicativos e imagens, também irão compor a exposição. Será também apresentado cada parte do vitral separadamente, com análise de seus personagens, símbolos e figuras, com protagonismo para a parte central da obra, na qual encontra-se Anhanguera e a Mãe d’Ouro, os maiores destaques e referências da peça.

O restauro – Retirado para tratamento especializado junto com o mobiliário do salão do pregão, o vitral foi restaurado pelo Estúdio Sarasá Conservação e Restauração. Foi necessária a realização de limpezas e higienizações dos vidros e a troca dos perfis de chumbo para fixação das centenas de peças que compõem a arte, além de correções em eventuais danos. Após o término das etapas de restauro, iniciou-se a remontagem e, depois de tudo devidamente reagrupado, finalmente a obra de Calixto retornou ao Museu do Café em Santos.

Tour Virtual – Clique aqui e faça uma visita virtual no Museu do Café. O museu fica na rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, de terça a sábado; e aos domingos de 10h às 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6; estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. A Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h e aos domingos de 10h às 18h.

Serviço:
Exposição “Desconstruindo uma Epopeia”
Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos, SP
Entrada grátis
(13) 3213-1750
www.museudocafe.org.br

/2016

 

HOME