A arquiteta e designer Katalin Stammer auxilia na escolha do móvel, entre planejado, sob medida ou solto para compor ambientes com mais funcionalidade e beleza

Existe uma forte tendência em utilizar móveis soltos novamente nos ambientes, principalmente se for um produto assinado ou com algum valor agregado. Mas os móveis sob medida ou planejados ainda não saíram de moda. No momento de misturar as três formas, é importante garantir uma composição harmoniosa.

“Geralmente o uso de vários tons amadeirados correm o risco de sobrecarregar no efeito do conjunto, mas se essa for a intenção nada impede de utilizá-los”, comenta Katalin Stammer, designer, arquiteta e supervisora dos cursos de Design de Interiores, Decoração de Ambientes e Design de Jardins do Centro Europeu de Curitiba.

Há diferença entre os modelos. O móvel planejado é geralmente realizado pelas lojas por meio de uma modulação pré-estabelecida pela fábrica, ou seja, acaba tendo algumas limitações quanto a tamanhos de módulos. Sob medida é geralmente executado pelas marcenarias, e seguem com maior fidelidade o projeto original no sentido de não sofrer adaptações por causa dos módulos. Os dois tipos de fabricação são focados numa solução personalizada.

“Quando o móvel segue uma exigência quanto às medidas exatas, ou tem de possuir detalhes mais complexos, como por exemplo nichos diagonais de adega ou formatos orgânicos (mais arredondados), indica-se o uso do móvel sob medida. Para todos os outros usos, o móvel planejado adequa-se muito bem”, opina Katalin.

O design de móveis está intensificado pela valorização do uso de peças soltas, principalmente as assinadas por profissionais reconhecidos. “Eles estão se remodelando para atender novas escalas de moradia. As casas reduziram de tamanho e ter espaço ‘sobrando’ é um luxo. O móvel solto dá ainda mais essa sensação dinâmica ao ambiente. Quando eles vêm com uma proposta multifuncional estão sendo bem recebidos pelos usuários”, finaliza a profissional.

Serviço:
Katalin Stammer
(41) 3015-9395
http://katalinstammer.com.br

/2016