Projeto de Adolfo Sakaguti traz conceito de gentileza urbana com empreendimento da FAE Business Center no centro de Curitiba (PR)

Sakaguti insere cortina verde na paisagem

A cidade de Curitiba é conhecida como Capital Ecológica, título conferido devido à sua organização, limpeza e áreas arborizadas, características que resultam em um conjunto de beleza e sensação agradável. Porém, como toda capital, existem pontos centrais onde a arborização é inexistente.

Analisando esse cenário, a Sakaguti Arquitetos Associados decidiu inserir uma cortina verde transparente no novo empreendimento da FAE Business Center, localizado na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua Alferes Poli.

Árida e com tráfego intenso, agravado pelo fluxo incessante do transporte coletivo, o projeto se baseou na valorização da instituição por meio da localização, sem deixar de lado a apresentação de uma obra que conferisse maior empatia do público com o edifício. E assim surgiu a ideia da gentileza urbana.

“Como o entorno é muito árido, criamos um recuo maior do que o gabarito local (de cinco metros para dez metros) para aumentar a área do jardim, com floreiras, espelho d’água e uma escultura na face da Avenida Visconde de Guarapuava”, detalha o arquiteto Adolfo Sakaguti.

Além desses jardins, duas cortinas verdes transparentes com altura de três andares foram criadas. “A transparência surgiu da combinação entre o desejo da parede verde com a necessidade da vista para o exterior, filtrada pela presença rarefeita dos vasos horizontais, que abrigam plantas criadas em uma canaleta com um substrato de pouco volume e alto rendimento, irrigado automaticamente por fluidos enriquecidos”, explica Sakaguti.

Segundo o arquiteto Adolfo Sakaguti, esta solução confere uma parede verde mais rarefeita que permite às pessoas do lado de fora perceberem a movimentação dos usuários do prédio à noite, onde se concentra a maior parte das atividades. Durante o dia, os usuários têm um primeiro plano verde e a cidade como pano de fundo.

Serviço:
Sakaguti Arquitetos Associados
(41) 3352 2442
websiteSakaguti