5 perguntas que você precisa fazer para um arquiteto antes de iniciar uma reforma

Para quem planeja fazer uma reforma, algumas questões precisam ser analisadas antes de começar efetivamente a obra. A arquiteta Juliana Lahóz comenta sobre perguntas que devem ser feitas para um profissional e qual a importância de cada uma.

Como posso devo fazer meu planejamento para a reforma?
Pergunte tudo o que puder para o profissional antes de iniciar o trabalho. “Quanto mais informações você tiver, menores as chances de você ser surpreendido”, explica a arquiteta Juliana Lahóz.

Como estimar um cronograma adequado?
O cronograma é primordial, caso contrário a obra não terá um prazo definido e realista. Inicialmente, não pense no tempo total, descreva cada atividade necessária e, com o auxílio de um profissional, determinem quanto vai demorar cada etapa. Com um bom cronograma, o fluxo da obra é realista e o controle financeiro também é facilitado.

O investimento previsto pode alterar-se durante a obra?
De acordo com a arquiteta Juliana Lahóz, pode acontecer. Ela explica que é possível que surjam situações imprevistas, chamadas de “incertezas”, que precisam ser resolvidas. Também é comum reajustes no preço de materiais durante o período de obra e tais condições precisam estar bem claras antes da reforma.

Devo prever uma reserva financeira?
Imprevistos podem acontecer impactando em uma variação no orçamento, a dica da arquiteta é que exista uma reserva financeira para amparar essas situações. “Quando a pessoa tem uma reserva, ela evita paralisar a obra por falta de recursos e, consequentemente, a conclusão não sofrerá atrasos.

Quem será o responsável a apresentar soluções se acontecer uma surpresa?
O profissional contratado deve estar pronto para lidar com essa situação para que os problemas sejam contornados corretamente. Por isso, é de responsabilidade doo arquiteto ou engenheiro responsável pela obra que apresente a solução para o cliente.

Serviço:
Juliana Lahóz Arquitetura
CAU: A28553-6
www.julianalahoz.com

/2016

 

HOME