Admiradas no mundo todo, as peças moldadas a partir de argila, água e compostos orgânicos, possuem uma história tão rica quanto sua importância cultural

Lucy Lemmi e a cerâmica japonesa

O Japão é pioneiro no mundo na arte de queimar a argila para produzir recipientes. As primeiras peças foram as cerâmicas Jomon que surgiram há 16.000 anos. E desde então, a produção da cerâmica japonesa conheceu diversas multiplicidades, porém umas das principais técnicas que distingue a cerâmica japonesa ainda é a queima em alta temperatura.

No Brasil, essa arte chega durante a Segunda Guerra Mundial, um pouco após o início da imigração japonesa para o Brasil. Existem estudos que analisam esse processo de consolidação dos imigrantes japoneses no pais e, comprovam que foi por volta de 1925 e 1941, que começam as primeiras manifestações de atividades artísticas da comunidade japonesa no Brasil.

Dentro do recorte no período pós-guerra, o processo de imigração japonesa para o Brasil, passou por diversas fases, desde contextos socioeconômicos, até interferências nacionais e internacionais. Porém, os imigrantes que já se encontravam estabelecidos no pais, buscavam encaixar-se dentro de um quadro em que as relações entre o Brasil e o Japão tomam novos rumos. E é no final da década de 60 que a cerâmica começa a ganhar uma expressão artística.

A conjuntura por volta da arte japonesa no Brasil tem diversos estágios, desde a chegada de artistas renomados, até algumas famílias que trouxeram com elas, fragmentos de sua cultura.

Com o passar dos anos, a cultura japonesa foi se firmando cada vez mais no Brasil, abrindo então um espaço de descobertas e troca de culturas. Hoje, o mercado de cerâmica no pais é uma mescla das origens apresentadas pelos imigrantes japoneses entre outras heterogeneidades.

A ceramista Lucy Lemmi, é uma das fontes referencias da cerâmica no brasil. Há 20 anos, ela realiza um trabalho no torno e na modelagem que seguem uma metodologia própria tendo influência da cerâmica japonesa “A arte da cerâmica japonesa é uma forma de expressão milenar e universal que possibilita ao artesão uma integração e comunicação interior” afirma Lucy.

Os traços que compõem o trabalho de Lucy Lemmi, seguem tanto influências da cerâmica japonesa como referências extraídas da natureza brasileira, essa conjuntura, permite que ela transite entre o clássico e o contemporâneo.

Uma arte tão antiga, repleta de camadas que compõem a sua trajetória. A cerâmica japonesa veio até o brasil, encantou aos que aqui estavam, e até hoje é admirada no mundo, seja por sua estética ou pela sua importância cultural.

A ceramista Lucy Lemmi diz “Uma peça de cerâmica leva em si, além de beleza, história”.

Lucy Lemmi é Farmacêutica Bioquímica com mestrado em Botânica pelo Instituto de Biociências na USP, Lucy já trabalhou no Jardim botânico em São Paulo realizando coletas de fungos na Mata Atlântica e lecionou em universidades. Atualmente aplica sua metodologia nos cursos que ministra no seu Ateliê em São Paulo.

Contato:
Lucy Lemmi
(11) 975-63 4-266
https://lucylemmi.com.br/