Fernanda Bittencourt e Elaine Baggio, da Traço Final Arquitetura comentam sobre as melhores opções para projetar a casa de praia

Para aqueles que estão projetando a casa de praia para aproveitar as férias de fim do ano, alguns cuidados devem ser tomados. Os materiais precisam ser mais resistentes e devem ser específicos para resistir à maresia e as constantes ações do sol e chuva. As profissionais do Traço Final Arquitetura dão dicas para escolher as melhores opções para uma casa de veraneio.

Piso frio – De acordo com as profissionais do Traço Final Arquitetura, pisos “frios” ajudam a deixar o ambiente mais fresco. “Prefira porcelanatos, cerâmicas e azulejos ao invés de pisos de madeira, por exemplo. Além disso, esse tipo de piso deixa o ambiente mais ‘clean’”, comenta a engenheira civil, Elaine Baggio.

Plantas – Além de servirem como elemento decorativo no ambiente, as plantas se forem utilizadas na parede externa da casa de praia, também auxiliam no isolamento térmico. “Dependendo da frequência de ida para a casa de praia, escolha plantas com pouca manutenção, como as suculentas, que necessitam de menos água”, explica a arquiteta Fernanda Bittencourt.

Ventilação – Um erro comum é não incluir a ventilação cruzada em uma casa de praia. Esse tipo de imóvel necessita de grandes portas e janelas, além de um pé direito alto para evitar que a umidade se acumule e prolifere a presença de fungos e mofo, pelo fato da casa ficar muito tempo fechada fora da temporada.

Fonte de água – Próxima a entrada da casa de praia, inclua uma saída de água, como chuveiros para tirar o excesso de areia antes de entrar no ambiente. Para aqueles que podem investir um pouco mais, ter uma piscina na casa de praia é sempre válido. Junto dela pode ser projetado um pergolado, proporcionando um momento de descanso e lazer.

Com essas dicas, valoriza-se a casa de praia, garantindo o bem estar e o conforto dos moradores.

Serviço:
Traço Final Arquitetura e Interiores
Fernanda Bittencourt – CAU: A69276-0
Elaine Baggio – CREA: PR94927/D
Traço Final Arquitetura e Interiores
Rua Myltho Anselmo da Silva, 803, Mercês – Curitiba/PR
www.tracofinal.com.br

Nov/2015

 

HOME