Conhecido como o poeta da luz, é considerado um dos lighting designers mais influentes do mundo

Morre o designer alemão Ingo Maurer

Maurer tinha uma relação de carinho e amizade com o Brasil, onde há mais de uma década é representado com exclusividade pela FAS Iluminação, através do trabalho da empresária Arystela Rosa Paz.

Em sua última visita ao Brasil, em 2016, Maurer participou do lançamento do Estúdio Brasil Ingo Maurer, único endereço na America Latina que possui seu acervo completo de obras, incluindo peças exclusivas feitas especialmente por ele para este projeto.

Nascido em 1932, Ingo Maurer estudou tipografia e, aos 22 anos, se interessou pelo design gráfico. Em 1966, inaugurou o estúdio “Desing M” e criou o seu primeiro artefato luminotécnico, batizado de “bulb”. A partir dali, o “Poeta da Luz”, como ficou conhecido, deu início à série de esculturas luminosas que seriam sua marca registrada.

Premiadíssimo, o designer assinou alguns dos artigos mais relevantes da atualidade — peças que pararam, inclusive, nos catálogos de museus estrelados — caso da Light Structure, Little Black Nothing, YaYaHo, Los Minimalos Dos, Lucellino wall, Wo Bist Du Edison, Porca Miséria e Zettel’z.

Irreverente e provocativo, Ingo rompeu a monotonia pragmática do mercado de iluminação, obrigando os olhos a irem além do senso comum. Seus trabalhos sempre foram pautados pela essência da luz e da tecnologia, arrematados pela estética e pela funcionalidade.

Não à toa, seu portfólio atravessou fronteiras, foi inserido na agenda permanente de exposições do MoMa e do National Design Museu de NY, e chegou a 120 endereços ao redor do globo, dos Estados Unidos a Barcelona, de Pequim a São Paulo, no showroom da FAS Iluminação.

Contatos:
Ingo Maurer
https://www.ingo-maurer.com/de/
https://www.ingo-maurer.com/en/projects/estdio-brasil-ingo-maurer

FAS Iluminação
(11) 3086-1661
https://fasiluminacao.com.br/