Um objeto decorativo nem sempre precisa ter uma única função e pode ser utilizado de formas inusitadas

Cabideiro funcional de Giovanna Gogosz

A arquiteta Giovanna Gogosz desenvolveu o projeto de um cabideiro que ativa os sentidos humanos

Um cabideiro é um objeto muito procurado que pode ser encaixado em ambientes variados como quarto, sala ou closet. Atualmente, existem diversos tipos no mercado e é uma peça geralmente usada para organizar objetos, com o intuito de otimizar espaços. Porém, mesmo que muitos achem que o suporte pode estragar uma decoração – justamente por sempre ser usado como apoio para roupas, cintos e gravatas – a peça pode ser composta por diversos materiais e, dependendo de como for usada, valoriza o ambiente.

A arquiteta e influenciadora digital Giovanna Gogosz, explica que a função do cabideiro pode ir além da utilidade e aparência, por mais que possa parecer que não, o suporte pode ser usado para suprir outras necessidades. “Com criatividade, podemos sair da mesmice e trazer várias funções a um objeto, como um baú, por exemplo, e transformá-lo em multi funções. Isso, hoje em dia, é muito aceito, ainda mais porque as pessoas estão migrando para apartamentos compactos, em busca de conforto e simplicidade”, complementa.

A especialista foi responsável pelo desenvolvimento do Cabideiro Cábio que, além de pendurar roupas e acessórios, foi criado para acolher o ambiente de forma humanista, ampliando sua funcionalidade com cinco cabides de bambu e uma fonte integrada, uma jardineira e também um deck complementando o objeto. “A ideia foi criar um objeto usado por muitas pessoas e trazer outras funcionalidades para ele, unindo sustentabilidade. “Pensei nos elementos da natureza como água, bambu, madeira e vegetação”, complementa.

O cabideiro da Giovanna foi o vencedor do concurso Club&Casa exposto na Bienal de São Paulo. “Eu e minha equipe achávamos que não iríamos conseguir finalizar o projeto. Já estávamos participando da votação e achamos que não daria tempo para a entrega. Foi então que pedi ajuda para os meus seguidores no Instagram, que nos indicaram um lugar que vendiam os dois vasos prontos, com a mesma medida, conseguimos terminar de montar tudo lá na hora”, salienta.

Ela ainda conta que como está se especializando em Neuroarquitetura, tentou trazer elementos que pudessem acender os sentidos humanos como cheiro e som, conectado ao ambiente. Confira abaixo as vantagens de um cabideiro funcional:

Fonte para relaxamento – Fonte também é um objeto muito utilizado na decoração dos ambientes. Elas podem ser encontradas na sala, recepção e até em lavabos. Além de unir os dois objetos em um para um ambiente, Giovanna explica que a fonte integrada e o som da água, proporcionam um estímulo de bons fluídos biológicos para quem estiver no ambiente.

“Isso é neuroarquitetura o som da água da fonte que deve estar ligada na tomada, é uma ótima opção para quem tem uma clínica, por exemplo, que contará com o som relaxante da água, que ajuda na saúde mental no momento em que gera dopamina – hormônio do prazer. O usuário ainda terá um lugar para colocar os seus pertences durante o procedimento que for realizar”, explica.

Jardineira – Muitas pessoas preferem não investir em um cabideiro por achar feio e por não combinar com o estilo do local. Por outro lado, cada dia mais as pessoas optam por inserir toques de natureza nos ambientes. “Seguindo o estilo de sustentabilidade do Cábio é para deixar o cabideiro mais bonito, incluímos a planta, proporcionando tranquilidade, além da possibilidade de cultivar”, finaliza Giovanna Gogosz.

Aroma ao ambiente – Por ter uma fonte integrada, a arquiteta conta que o usuário terá a opção de escolher um aroma/óleo de sua preferência para ativar o sentido do olfato. “A ideia é proporcionar elementos da natureza não só em forma decorativo/visual, incluindo os outros sentidos também” finaliza.

Contato:
Giovanna Gogosz Arquitetura
Telefone não informado
http://www.giovannagogosz.com/