Planejamento e tranquilidade na hora de reformar, a arquiteta e designer Katalin Stammer recomenda objetivos claros e paciência para lidar da melhor forma com obras e imprevistos

A decisão por reformar um ambiente, ou todo o imóvel, pode começar num momento de empolgação e vontade de mudança. O morador inicia várias ações para que as alterações aconteçam e chegue ao resultado esperado. Simultaneamente a esse processo podem começar a surgir dúvidas, e até algumas decepções.

Para a designer e arquiteta Katalin Stammer, sócia-proprietária do escritório Katalin Stammer, a presença de um profissional é de grande ajuda, e é importante que o agente das mudanças tenha conhecimento de qual a proporção dessa intervenção no ambiente, de quem ela depende, quanto custa e qual a ordem que as etapas devem acontecer. “No geral iniciamos o trabalho procurando entender o objetivo final esperado. É necessário avaliar se será necessária intervenção como quebra de paredes, troca de revestimentos ou ajustes de elétrica e hidráulica, por exemplo. Nesse caso não é possível trabalhar sem um profissional habilitado e que se responsabilize pela obra”, diz a profissional.

Atrasos, resserviços e imprevistos são muitos característicos no mercado. “A partir do momento que o cliente iniciar esse processo ele deve estar ciente que isso pode acontecer. Sugiro ter em mente o prazo calculado multiplicado por dois para ter uma margem de conclusão feliz e saudável para todos os envolvidos”, comenta Katalin.

A reforma pode valorizar bastante o imóvel e tornar-se diferencial na escolha de futuros compradores. Principalmente imóveis antigos, quando passam por reformas de elétrica e hidráulica. “Como são detalhes imperceptíveis para o comprador é importante ter em mãos as notas dos serviços, os contatos dos fornecedores e prestadores de serviço responsáveis para que tudo possa ser comprovado para o novo morador”, orienta a arquiteta.

Cuidar do espaço não é um trabalho simples e ou estático; está sempre acontecendo em maiores ou menores proporções. “Seja em um ambiente residencial, comercial ou institucional, o mais importante desse processo é que seja possível aproveitar o resultado depois do processo concluído”, completa Katalin.

Serviço:
Katalin Stammer Arquitetura e Design
(41) 9677-9194
http://katalinstammer.com.br

Nov/2015

HOME