As designers de interiores Adriana Lyra e Thais Merçon revelam cuidados que devem ser tomados para deixar a casa bonita e segura para os idosos

É claro que idosos precisam de atenções especiais. A longevidade da vida das pessoas está muito atrelada a cuidar de si mesmo – e viver em um ambiente agradável faz toda a diferença na qualidade de vida. O lar dos idosos precisam de adaptações, ao mesmo tempo em que não se deve deixar de lado a beleza e o estilo dos ambientes.

Para a Designer de interiores Adriana Lyra, do escritório A Design de Interiores, um lar confortável que reflita o estilo de vida dos moradores faz toda a diferença, e um profissional torna tudo isso mais fácil e eficaz.”Contratar um especialista pode ajudar em muitas tarefas que talvez passe despercebida pelo cliente, como fazer um cronograma de projeto, a escolha de um piso anti-derrapante no box e mudar a posição da entrada dele, tornando-o mais confortável e diminuindo os riscos de um acidente”, afirma.

Dessa maneira, sua sócia, Thais Merçon também revela algumas dicas para deixar a casa mais segura para os mais velhos. “É preciso prestar atenção nos espaços onde as pessoas circulam dentro da casa. Eles não devem ter nada que dificulte ou cause algum dano durante a passagem pela área. Um tapete num lugar errado pode levar a tropeçar”, conta.

Mas não se deve pensar somente no piso. “Os móveis geralmente são problemas na vida das pessoas idosas, pois qualquer esbarrão ou passo em falso, podem se machucar e gerar algum tipo de hematomas. Para evitar esse tipo de acidente o ideal é que os móveis tenham cantos arredondados e quando possível estofados”, diz Adriana.

Thais também afirma que sofás, poltronas e cadeiras não devem ter o assento muito baixo nem espumas muito macias para não forçar a coluna na hora de levantar. “É claro também que tudo isso não deve ser planejado sem pensar na escolha das cores e da iluminação, para que o ambiente fique mais leve mais alegre e claro”.

Além disso, alguns acessórios podem ser utilizados para que os senhores e senhoras se sintam melhor. “A composição de tecidos e estampas, quadros bem emoldurados e até mesmo símbolos do passado como objetos e fotos, que remetam boas lembranças podem satisfazer e melhorar o dia de alguém”, conclui.

Serviço:
A Design de Interiores
Adriana Lyra e Thais Merçon
(21) 99472-6858 / 99577-9331
adesigndeinteriores.com.br

Out/2015

HOME