Praticidade e organização são elementos fundamentais nos projetos dos quartos das crianças

Reformar os quartos dos pequenos, dando a eles mais conforto e possibilidades para soltarem a imaginação. No entanto, para um novo visual do ambiente, é importante que os pais estejam atentos não só aos gostos e desejos dos filhos, mas aos aspectos ligados à praticidade e organização.

Para a arquiteta Graziella Nicolai, projetos voltados para as crianças permitem o jogo com cores, formas e objetos. “Quarto de menina decorado com rosa e de menino em azul é um estereótipo que devemos deixar de lado. O ideal é criar um espaço harmônico, com tons que não deixam o ambiente cansativo, sendo ideal para a criança brincar, dormir, estudar e ter momentos de tranquilidade”, afirma.

A arquiteta aconselha abusar da criatividade nos móveis e peças decorativas. “Objetos coloridos, quadros, letreiros, almofadas e pelúcias são ótimos aliados, e deixam o ambiente mais divertido. Mas alertamos sempre ao cuidado com a possível presença de vidros, itens pontiagudos, a localização de móveis perto das janelas e os objetos decorativos em prateleiras altas, que podem acabar caindo e machucando a criança”, destaca.

Outro cuidado, principalmente para os quartos dos bebês, é como a iluminação e forma da ventilação é trabalhada. De acordo com Graziella Nicolai, é preciso atenção com as correntes de ar, para que não passem pelo berço. Já a iluminação indireta é a mais aconselhada, não atrapalhando o sono do neném.

Para ajudar na organização, ela indica o uso de estantes, prateleiras e nichos, que além de servirem como suporte para os brinquedos, trazem ainda mais charme ao ambiente.

Serviço:
Arquiteta Graziella Nicolai / graziellanicolai.com.br

 

Home