Design com sensações que transcendem o objeto

Banco Arrepio por Marcelo Macedo

A cultura urbana ocidental vem se acostumando às práticas de exercícios e técnicas meditativas que aumentam as percepções do corpo e sua presença no mundo e espaço.

É um momento que a sensações transcendem a matéria. Imerso nesse contexto, o Banco Arrepio, desenhado pelo arquiteto Marcelo Macedo, do Studio MEMM, é mais sensação do que propriamente objeto.

O Banco Arrepio causa surpresa em quem o observa, que se surpreende ao saber que se trata de um banco. Gera um estranho encantamento do olho, que busca revelar o propósito da peça: assim como em um arrepio, a busca pela compreensão do inusitado banco é uma prazerosa inquietação.

A peça é resultado do trabalho de um arquiteto na marcenaria, onde projeto e prototipagem alimentaram um ao outro em tempo real. Para o seu desenvolvimento, o projeto paramétrico foi essencial para dar flexibilidade ao processo e alcançar a precisão do produto.

Foram testados e ajustados parâmetros como dimensões (diâmetro esfera, comprimentos e espessura dos bastões), densidade dos bastões, alinhamentos para atingir as proporções ideais da composição.

É ainda uma lembrança ao usuário do seu estado do corpo e mente. A geometria central se origina de um núcleo esférico que representa o interior do corpo humano, de onde saem os bastões de madeira, de eixos concêntricos, com extremidades para o ar e solo, que representam o exterior do organismo no estado de arrepio, sensitivo e captando o mundo à sua volta.

Ficha:
Banco Arrepio por Marcelo Macedo
Designer: Marcelo Macedo I Studio MEMM
Materiais: Núcleo em madeira jequitibá / Bastões em madeira Jatobá
Medidas: CxLxH – 85x75x50 cm

Contatos:
Studio MEMM
(11) 981-119-946
https://www.studiomemm.com

Studio MEMM no boobam