Mais do que decorar, ceramista Norma Grinberg fala sobre ampliação da sociabilidade e conforto por meio de obras exclusivas

Por meio de peças criadas para lugares específicos, o artista plástico é o responsável por potencializar a humanização e intensificar as interações entre os moradores nas áreas comuns de condomínios. A ceramista Norma Grinberg afirma que “o trabalho em equipe feito entre artista e arquiteto é fundamental para transformar espaços frios e impessoais em locais de convivência agradáveis e confortáveis, por serem personalizados”.

As obras pensadas exclusivamente para condomínios fazem com que os ambientes sociais transcendam o aspecto meramente funcional de “receber” pessoas para torná-los convidativos e singulares. Enquanto visitantes estão aguardando o elevador no hall, ou circulando rapidamente por ele, por exemplo, as peças dão personalidade ao espaço e tornam a espera agradável.

“Quando réplicas de quadros e esculturas de obras renomadas decoram as áreas sociais de um prédio, por exemplo, elas simplesmente preenchem espaços vazios. Já obras pensadas unicamente para aquele ambiente, muitas vezes desde a elaboração da planta, cumprem uma função específica”, explica a artista. Tais peças completam o sentido criado pela arquitetura ao invés de simplesmente ocupar paredes em branco.

 

A cerâmica é o principal material explorado por Norma, única brasileira a integrar a International Academy of Ceramics (IAC). Segundo a artista, além de incorporar a ideia de proximidade com as pessoas, já que as peças são criadas diretamente pelas mãos dos artistas, a cerâmica é resistente a intempéries e mudanças de temperaturas e, portanto, pode ser usada em ambientes internos e externos.

Norma se inspira nas correntes minimalista e construtivista, marcadas por cores limitadas, formas geométricas simples e compreensão universal. A artista já desenvolveu obras para construtoras como Even, Rossi, Feller e Odebrecht, bem como para diversos condomínios nas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Florianópolis.

Sobre Norma Grinberg – Norma Grinberg é artista plástica, pós-graduada em Poéticas Visuais pela USP e a única brasileira a integrar a International Academy of Ceramics (IAC). Dedica-se à cerâmica desde a década de 70 e tem trabalhos expostos e em coleções ao redor do mundo. A ceramista também desenvolve esculturas e instalações para condomínios e já criou obras para empreendimentos em diversas capitais do Brasil.

Serviço:
(11) 3816-7447
www.normagrinberg.com.br