Guto Requena e Editora Senac São Paulo lançam livro com conceitos essenciais para entender o que é um habitar híbrido e quais suas aplicações. Lançamento será em 25/9, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, no Jardins, em São Paulo

25/9 – Habitar Híbrido de Guto Requena

Devido a diversas transformações ocorridas no último século no cotidiano doméstico, o significado de habitar alterou-se de forma rápida e profunda. Atualmente, o entendimento desse conceito é fundamental para a análise das mudanças ocorridas no espaço físico da habitação e para futuros projetos.

Com essa proposta, o arquiteto brasileiro Guto Requena, reconhecido mundialmente, lança o livro Habitar Híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital. A publicação é ilustrada com projetos do arquiteto desenvolvidos entre 2007 e 2018, que abrangem concepções de lar, instalações, objetos sensíveis e arte pública.

Após concluir a dissertação de seu mestrado sobre o tema na Universidade de São Paulo (USP), Guto retoma a publicação, acrescentando conceitos essenciais para entender o que é um habitar híbrido na atualidade ao instigar o leitor a pensar sobre o impacto da tecnologia nas formas de viver.

A obra provoca uma reflexão sobre a habitação híbrida e interativa e analisa a concepção de projetos de arquitetura, sua produção e o resultado espacial em construções residenciais. Habitar Híbrido mapeia novas oportunidades para o desenho do habitar e fornece critérios que podem auxiliar no pensamento sobre a domesticidade contemporânea.

“O estudo das transformações que ocorrem nas famílias e a influência das novas tecnologias numéricas nos ambientes é imprescindível à disciplina do arquiteto e do designer que acredita em um necessário redesenho do habitar. Espero que a leitura deste livro promova reflexões sobre questões fundamentais dos novos modos de viver nesta era, que vem desmaterializando a casa e expandindo o lar para territórios muito mais simbólicos”, pontua o arquiteto, que já recebeu diversos prêmios de arquitetura e design, palestrou e expôs em mais de vinte países.

A publicação é dirigida a arquitetos e estudantes de arquitetura, pois apresenta novas formas e fazer, pensar e compreender a área em que atuam, valorizando o uso das tecnologias de informação e comunicação para criar uma arquitetura emocional, na qual ambientes interativos e híbridos podem responder a estímulos, sensibilizar e promover maior conexão entre as pessoas.

O lançamento do livro será em 25 de setembro, quarta-feira, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1.731 – Jardim Paulista – São Paulo/SP).

Ficha:
Habitar Híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital
Autor: Guto Requena
Páginas: 192
Preço: R$ 80,00 / Comprar
Editora Senac São Paulo

Serviço:
Lançamento do livro Habitar Híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital
Data: 25 de setembro – quarta-feira
Local: Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1.731 – Jardim Paulista
Horário: Das 18h30 às 21h30
https://livrariadavila.com.br/

Contatos:
Guto Requena
(11) 3081-2974
https://gutorequena.com/

Editora Senac São Paulo
(11) 2187-4450
https://www.livrariasenac.com.br/