O Corian soluciona projetos das fachadas das lojas Pandora e Le Lis Blanc, como mostra a especialista Avitá Design

 

Embora lançado nos Estados Unidos na década de 60 pela Dupont, o Corian – valorizado pelos designers e arquitetos por permitir uma plasticidade e funcionalidade sem concorrência -, hoje é um expoente no design brasileiro.

A matéria-prima do futuro que revoluciona o universo de Arquitetura, Design e Decoração, pode substituir outros materiais como granito, mármore, aço inox, madeira, entre outros, e rende prêmios para projetos internacionais devido às infinitas possibilidades de modelagem que oferece.

Grandes arquitetos como MW Arquitetura, Márcio Kogan, Débora Aguiar, Patrícia Anastassiadis, entre outros, já sabem as vantagens de apostar no material. Com mais de 2 décadas de experiência no mercado, a arquiteta Moema Wertheimer divide sua opinião: “O Corian é um dos materiais que mais me atrai para realizar projetos que exigem complexidade. Sua excelente performance, garantia de manutenção e higienização são vantagens perfeitas para alcançar resultados em um design mais arrojado. Por aqui ainda temos muito espaço para o Corian, falta conhecimento no mercado e divulgação entre os profissionais da área. Acabo de finalizar um projeto na Turquia e o Corian foi amplamente utilizado sem problemas.”

Com 30 opções em linha de cores diferentes aqui no Brasil, sendo a branca a mais popular, é uma pedra sintética de propriedades únicas composta por aproximadamente, 1/3 de resina acrílica e 2/3 de minerais naturais, que une personalidade à uma proposta sustentável que permite a renovação e reaproveitamento do material seguindo o certificado LEED. Uma das vantagens do Corian para o varejo são as possibilidades infinitas de formas permitindo identidade à marca, assim como resistência e durabilidade que reduz custos operacionais.

Uma das principais processadoras do material no Brasil é a especialista Avitá Design, possuidora da maior certificação da Dupont e que assegura uma produção de alta qualidade. O diretor Fernando Cotait da Avitá Design explica: “para produzir qualquer coisa de Corian com qualidade é necessário técnicas especiais, materiais, maquinário como CNC router e mesa de modelagem à vácuo para termomoldagem. Para as exigências de qualidade e prazo do varejo, poucas atendem”.

Com modelagem que pode ser criada em extensões de superfície extraordinariamente onduladas, o Corian é um dos expoentes do marketing sensorial que tem sido escolhido para projetos de visual merchandising por marcas internacionais como a loja conceito da Issey Miyake em Paris com o Corian translúcido na vitrine, a Melissa Flaship de Soho NYC com displays modernos, os biombos texturizados da Louis Vuitton Paris, o design de interior da Chantal Thomass Paris e a ousada fachada da Sportalm Fashion Store Vienna.

Os benefícios do Corian vai além das possibilidades que oferece para um design arrojado e uma loja sempre nova devido a durabilidade. Um dos sentidos que também pode ser surpreendido pelo material, é o tato, pois sua superfície transmite uma sensação aveludada agradável ao toque, o que transfere uma experiência de qualidade aos produtos comercializados. Também a temperatura da superfície é amena, diferente de vidro gelado largamente utilizado em bancadas das unidades.

No novo projeto para as fachadas das lojas Le Lis Blanc, que teve sua estreia na loja do recém inaugurado shopping Cidade São Paulo, o Corian translúcido foi a solução para o design de alta performance da marca. Ainda em maio, as unidades do Jardim Sul e Rio Sul também lançam a nova fachada. Fernando Cotait, diretor da Avitá Design, sintetiza o desafio: “o Corian é um material que permite um acabamento perfeito, considerado de luxo e vai de encontro ao posicionamento da Le Lis Blanc.  A qualidade que a marca transmite em suas linhas deve ser refletida na fachada.” Executado pela Avitá Design, o projeto optou pelo Corian para efeito de retro iluminação adicionado à perspectiva 3D”.

A dinamarquesa Pandora, marca que desponta no Brasil, trouxe o novo projeto de visual merchandising internacional para a loja do Shopping Morumbi, sendo a primeira franqueada premium do Brasil a apresentar o conceito visionário. Com o Corian especificado nas fachadas de suas lojas espalhadas por todo o mundo, a marca teve um desafio de encontrar uma empresa especializada aqui no Brasil, capaz de executar o projeto dinamarquês. A Avitá Design executou a ideia de fitas entrelaçadas “embalarem” a loja como presente, o que só foi possível pela modelagem exclusiva do Corian, que brinca com a superfície fosca e brilhante para dar a percepção de tridimensionalidade de uma caixa de presente.

Prova de que o visual merchandising pode ir além do varejo é o retrofit do centro cultural FIESP, que contou com a MW Moema Wertheimer no projeto de arquitetura e apostou no Corian desde a recepção até a biblioteca para um ousado design geométrico.

Como uma matéria-prima que garante a durabilidade de 1 década, sua alta resistência demanda baixo custo de manutenção para o segmento varejista. Experiente no processo de execução de projetos em Corian desde 2009, a Avitá tem todo o conhecimento técnico para oferecer soluções criativas junto à uma equipe de arquitetos e especialistas que viabilizam desde projetos residenciais, bares, restaurantes, até concepções mais desafiadoras do universo corporativo como hospitais, resorts e offices

Serviço
webSite: Avitá Design
webSite: Moema Wertheimer

 

 

[Home]