Com Máster no Milano Istituto Marangoni e atuação junto à indústria italiana, a designer Stephanie Andrade apresenta coleção com o conceito ‘circular design’

Roda-Viva de Stephanie Andrade

A coleção Roda-Viva é uma provocação ao tema da inovação de materiais no Brasil e da sua relação com as discussões atuais sobre sustentabilidade, numa tentativa de a designer Stephanie Andrade abordar o concreto plástico como expressão simbólica dessa reflexão.

Baiana de nascimento, tendo morado na Europa ainda criança, trânsito cultural foi fundamental para a formação do seu olhar e para o desenho de sua nova coleção, composta uma família de banquetas, bancos e sofá, que dialoga com o concreto plástico a partir da exploração de um objeto comum, o banquinho de quatro pés torneado muito presente no nosso cotidiano.

A inquietação que a inspirou no desenho da nova coleção veio da sua experiência na indústria italiana, onde pôde criar mobiliários a partir de diversos materiais. Ao retornar ao Brasil, se deparou com um cenário que, de certa forma, a ajudou a moldar sua linguagem: Roda-Viva simboliza esse movimento de retorno ao país e uma luz à reflexão sobre o tema da inovação em diferentes contextos.

Três banquetas, um banquinho e um banco somam-se a um sofá na coleção Roda-Viva. Os materiais usados são a madeira tauari camurça e as fibras naturais. Apesar da aparência simples, o trabalho com a madeira dobrada ainda é difícil de se realizar no Brasil e para esse trabalho a designer buscou um profissional que fazia volantes de carro em madeira para chegar ao círculo, símbolo com presença marcante na nova coleção. A exploração desse elemento, que interage com os bancos, é quase como uma poesia – uma brincadeira do 2D com o plano 3D como se o círculo passeasse dentro da forma do banco, se modificando para atender os diferentes usos.

Contato:
Stephanie Andrade
(11) 982-630-990
https://www.s-andrade.com/