Artista plástico Renato Larini apresenta série de móveis-objeto “Sinfonia Concreta”, inspirdo nas vanguardas dos anos 20 e 50

Móveis-objeto por Renato Larini

O artista plástico Renato Larini abre no dia 14 de agosto sua exposição individual “Sinfonia Concreta”, no seu ateliê, o Espaço Zebra, em São Paulo. A série conta com quinze “composições”. As obras feitas em madeira com intervenções em ferro, resina e fotografia são híbridos entre escultura, mobiliário e assemblages. A inspiração estética são as vanguardas da década de 20 e 50, incluindo música, arquitetura e arte.

“Faço aqui minha sinfonia: uma composição concreta. Abro os olhos e vejo os móveis-objeto. Vejo Braque escalando as madeiras, Miró em queda do terceiro andar da estante, Man Ray repousando em um canto, sambistas descendo o morro com pandeiro e tamborim. O cenário são vielas orgânicas e as colagens cubistas das paredes e dos barracos dos morros e favelas”, descreve Larini.

Cada peça é denominada pelo artista como partes ou composições de um concerto, como o Minueto Cubista, o Piano Temperado e a Melodia do Acaso. O artista usou centenas de pedaços de madeira diferentes e construiu as peças como um improviso dentro de um campo harmônico.

Nesse caso, a harmonia é o próprio conceito da série. “Estes objetos não nascem de uma inspiração e esboço prévio. Em vez de serem projetados milimetricamente, parto apenas do conceito, vou criando formas e eles vão se construindo como um diálogo. É quase um improviso construtivista”, conta o artista.

O resultado são 15 móveis que remetem a uma estética que une a obra de arte ao mobiliário utilitário e funcional e que podem ser usadas de ambas as maneiras. Mas sua função principal, segundo o artista, é a de um objeto estético.

Serviço:
“Sinfonia Concreta” de Renato Larini
Abertura para o público: 16 de agosto a 10 de dezembro
Visitas: sextas e sábados, das 19h às 0h ou agendar horário
Contato: Néli Pereira – nelialvespereira@gmail.com
Espaço Zebra
(11) 99281-2483
R. Maj. Diogo, 237 – Loja – Bela Vista, São Paulo – SP, 01324-001
https://www.instagram.com/espacozebra
https://www.instagram.com/renato_larini