Acervo do icônico Museu das Cadeiras de Belmonte (MUCA) estará em exposição aberta ao público na Casa Brasil Eliane, hub Jardins do principal festival de design do país

Museu das Cadeiras de Belmonte no DW! 2019

Fachada original do MUCA, em Belmonte, BA

Fundamentais desde o início das civilizações e ícones em potencial na carreira de um designer, as cadeiras são elementos que ajudam a registrar a cultura histórica de uma época e região. Por meio das tendências de decoração, representam o status social dos que as ocuparam. São consideradas o divisor de águas para consagrar a expertise de um profissional.

Enaltecer essa função quase documental do móvel é o principal mote do Museu das Cadeiras Brasileiras – o MUCA –, que desembarca pela primeira vez em São Paulo por meio da Eliane Revestimentos durante o Design Weekend 2019, principal festival urbano de design do Brasil, que acontece dos dias 18 a 25 de agosto. O rico acervo do museu estará em exposição aberta ao público na Casa Brasil Eliane – showroom inédito e exclusivo da Eliane e Decortiles, localizado na Avenida Brasil, 526.

Originalmente situado em Belmonte (BA), o MUCA conta com peças de diferentes épocas do design nacional, abrangendo desde a cadeira Zanine I (criada por Zanine Caldas em 1948) até peças recém-criadas por designers e artesãos locais – o que torna o museu um espaço vivo e em constante expansão –, cumprindo assim o objetivo de registrar a cultura brasileira e perpetuar o legado do design nacional.

A exposição na Casa Brasil Eliane conta com 29 destas peças icônicas de diferentes mestres, como Zanine Caldas, Sérgio Rodrigues, Carlos Vergara, Etel Carmona, Fernando e Humberto Campana, Sérgio Matos, entre outros importantes nomes do design nacional. As criações estarão dispostas ao longo dos dois andares da Casa por meio da cenografia de Alexandre Brunato e Estevão Toledo – curador da mostra, juntamente com o designer Zanini de Zanine. A iniciativa é uma parceria entre a organização do DW!, a Eliane Revestimentos e Herculano Assis, historiador, secretário de Cultura de Belmonte e responsável pelo projeto original, assim como Zanini.

Hub Jardins no DW!19 – Além de ser palco do MUCA em São Paulo, a Casa Brasil Eliane é o hub Jardins, uma das oito regiões especiais que contemplam ações do DW!2019. Assim, a construção será o ponto de encontro para movimentos de arte, cultura e design, acolhendo pessoas e ações diversas com o objetivo de ser um amplificador de exposições, eventos e ativações de distintos segmentos – essência do pensamento disruptivo da Eliane no modus operandi do setor cerâmico.

A Casa contará com uma programação intensa de talks com diferentes experts em temas que orbitam o cenário do design nacional contemporâneo – desenvolvimento local por meios de criações de artistas regionais, arquitetura afetiva, relevância nas mídias sociais, decoração botânica, entre outros assuntos. Ao todo, serão 10 ativações que acontecerão entre os dias 19 e 24 de agosto.

Proporcionando ainda um espaço de encontro e descanso durante o circuito do DW! – com direito a um instigante pôr do sol por detrás dos prédios e arranha-céus da cidade paulistana – o terceiro e último andar da Casa abriga o “Rooftop viva a vida lá fora”, uma instalação totalmente instagramável, fruto da parceria entre a Eliane, a marca de móveis outdoor DonaFlor Mobília e a cenógrafa botânica Gabriela Nora. O espaço reverencia a sensação de liberdade no convívio ao ar livre, onde cada simples detalhe ganha vida e permite desfrutar o cotidiano com mais leveza, suavidade e encanto, conectando as pessoas à natureza – vínculo por vezes esquecido no caos da vida das metrópoles.

Além de lançamentos exclusivos para a ação da DonaFlor e a ambientação com assinatura de Gabriela, o destaque é a figueira centenária de 120 anos – moradora mais antiga da Casa –, que abraça todo o ambiente e se debruça elegantemente sobre o espaço composto também por lareiras ecológicas da Ecofireplaces. O visual é deslumbrante: por sobre as folhas e galhos da centenária árvore, pode-se ter a chance de observar todos os aspectos únicos que formam a paisagem paulistana.

Serviço:
Casa Brasil Eliane no DW!2019
Endereço: Avenida Brasil, 526, São Paulo, SP
Data: 19 a 24 de agosto
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 13h
(11) 2122-7272
https://www.eliane.com/

Museu das Cadeiras de Belmonte (MUCA)
(73) 981-071-102 / 998-114-261
http://www.muca.belmonte.ba.gov.br/