III Jornada de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social de Brasília

Chamamento Público da III JATHIS

Cidade Estrutural / DF

A Comissão Organizadora da III JATHIS – Jornada de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social torna público o Chamamento Público no. 01/2019, para seleção de profissionais e estudantes das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Técnico em Edificações e Serviço Social, visando oferta de Capacitação em Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Essa capacitação faz parte do conjunto de atividades da JATHIS, uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Distrito Federal (IAB/DF), promovida pelo Colégio de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU/DF) por meio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF). As ações serão realizadas em parceria entre as entidades membro do CEAU (ABAP-DF, ABEA, AeArq, CAU/DF, FENEA, IAB/DF e Sinarq-DF), Instituições de Ensino Superior (IES) do DF, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA/DF) e a Companhia de Habitação do Distrito Federal (CODHAB).

A JATHIS, embasada na Lei n.º 11.888/2008, tem por objetivo incorporar e naturalizar as ações de ATHIS na atuação ordinária de profissionais ligados diretamente no planejamento e construção das cidades, desde a formação a nível de graduação até a formação continuada de profissionais em exercício.

A JATHIS, Jornada de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social é um evento idealizado pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), em proposição conjunta com o Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Distrito Federal (BrCidades. É promovido pelo Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CEAU/DF) por meio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF).

A JATHIS ocorre no Distrito Federal desde 2017, com intuito de incorporar e naturalizar as ações de ATHIS na atuação ordinária de profissionais ligados diretamente no planejamento e construção das cidades, desde a formação a nível de graduação até a formação continuada de profissionais em exercício.

Os principais objetivos do evento são:

1. sensibilizar estudantes, professores e IES do DF para aspectos profissionais e sociais da Assistência Técnica e as atividades de extensão universitária;
2. proporcionar um exercício projetual para Melhorias Habitacionais por meio da imersão em comunidades de Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS) do Distrito Federal, ilustrando as particularidades e dificuldades das práticas de Melhorias Habitacionais;
3. influenciar uma reflexão profissional sobre o papel social do arquiteto e urbanista e as responsabilidades das instituições que podem conferir qualidade e dignidade à moradia de interesse social e à construção de nossas cidades.

A JATHIS vem se efetivando como um dos principais eventos do país que influenciam na prática profissional e no papel social do arquiteto e urbanista, contribuindo com a promoção digna de moradias de interesse social e com a construção de cidades de forma mais justa.

Edital em PDF

Serviço:
III Jornada de
Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social de Brasília
10 a 14 de setembro de 2019
Auditório do CREA/DF
Local de vivência: Cidade Estrutural
http://brasilia.jathis.org.br/2019/

Contato:
BrCidades
nacional@brcidades.org
https://www.brcidades.org/