Desenhada em diferentes módulos, casa projetada pelo escritório Gilda Meirelles Arquitetura se integra ao terreno em declive

Gilda Meirelles modular e integrado

Localizada em Bragança Paulista (SP), no condomínio Fazenda Dona Carolina, a Casa DAC, assinada pelo escritório Gilda Meirelles Arquitetura, teve como partido arquitetônico o desenvolvimento de um projeto que acompanhasse a inclinação do terreno, sem que a casa tivesse muitas escadas e tendo a vista da mata presente na maior parte dos ambientes.

O grande declive do terreno, que era o maior desafio do projeto, se tornou o seu diferencial: por ser muito inclinado, possibilitou a criação de módulos em níveis diferentes separando a área íntima da área de serviço e social e, ao mesmo tempo, criando uma integração com o local que dá a sensação de que a casa brota do terreno.

Os clientes, um casal jovem com filhos pequenos, buscavam um espaço confortável com ambientes integrados. Para isso, foram projetadas cinco suítes, sendo uma maior para o casal; salas ligadas ao terraço – que acomoda a área de estar e a área gourmet e a sala de TV que conta com uma porta que a separa ou a integra aos demais ambientes, dependendo do uso.

Gilda Meirelles modular e integrado

Os materiais em destaque foram a pedra, a madeira e muito vidro o que ajuda a criar uma conexão com a mata e o jardim. A cobertura de Alwitra sobre estrutura metálica propicia a criação de grandes planos, promovendo assim a integração da construção com o terreno e com a natureza, e também comporta beirais bem grandes, muito importantes nessa região para proteger do sol e da chuva.

A Alwitra utilizada é de cor marrom e as vigas de aço são pintadas da mesma cor em fosco para dar uma unidade na cobertura. Já as esquadrias todas são em madeira. O paisagismo complementa o projeto, ajudando na integração com o terreno e com a mata. A iluminação do jardim fornece um efeito muito bonito na construção e na implantação.

Ficha:
Residência DAC
Arquitetura: Gilda Meirelles Arquitetura
Local: Fazenda Dona Carolina (Bragança Paulista)
Área: 850m²
Ano: 2015
Fotografia: Evelyn Muller

Fornecedores:
Cobertura – Alwitra
Projetos Hidráulico e Elétrico – Zamaro
Projeto estrutural – Engecalc
Esquadrias – Madercom
Paisagismo – Cate Poli Paisagismo
Iluminação do Jardim – Castilha Iluminação

Contato:
Gilda Meirelles Arquitetura
(11) 3085-1752
https://www.gildameirelles.com.br/


[Home Arqbrasil]