Brises e estrutura metálica se destacam no novo prédio da UDF, com projeto da Kruchn Arquitetura

Linhas, volumes e cores Kruchin

A Kruchin Arquitetura é a responsável pelo projeto do novo prédio do Centro Universitário UDF, em Brasília. O novo volume, uma ampliação das instalações da universidade, adiciona 5 mil m² em área construída composta por salas de aula e praça de alimentação, e outros 5 mil m² em área de estacionamento e se destaca na paisagem pelos brises.

A edificação é toda industrializada, montada em estrutura metálica, lajes em steel deck, vedações em placa de concreto stone circundada por brise também metálico desenhado especialmente para o edifício e que define sua imagem.

“Um plano plástico marca a imagem da edificação, plano que é também brise cuja estrutura e fechamentos definem um campo compositivo de linhas e volumes e cores em movimento que envolvem toda a edificação”, afirma Samuel Kruchin, arquiteto titular do escritório.

Um dos desafios era promover a integração com o prédio anterior – core do complexo educacional com auditório central e praças laterais -, definindo um volume ao mesmo tempo conexo e independente.

Se a fase anterior definiu uma centralidade para todo o conjunto a partir de eixos verticais que alcançam todo volume superior, este novo módulo é articulado através de eixos horizontais a todos os níveis do conjunto, partindo desse centro e ampliando a coesão do conjunto arquitetônico.

“A continuidade e coerência com as soluções técnicas e formais desenvolvidas para a primeira fase, e que marcam também este projeto, têm como princípio reconstituir uma imagem unitária, uma identidade formal, que torne a obra reconhecível na paisagem local por sua singularidade arquitetônica, tônica de uma identidade mais geral e que distingue o primado da arquitetura em Brasília”, completa Kruchin.

Contato:
Kruchin Arquitetura
(11) 3085-9090 / 3061-9777
http://www.kruchin.arq.br/


[Home Arqbrasil]