Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana no Instituto Tomie Ohtake até 28 de julho de 2019

Até 28/7 Ilustração Ibero-Americana

Amanda Mijangos, Sem título – Série O voo, 2016, Lápis de grafite,40×25,76 cm

Com curadoria do premiado ilustrador e artista brasileiro, Fernando Vilela, se realiza pela primeira vez no Brasil uma exposição a partir do Catálogo Ibero-América Ilustra. O projeto editorial criado e desenvolvido anualmente, desde 2010, pela Fundação SM em parceria com a FIL Guadalajara, que já reuniu mais de 300 artistas, destaca os talentos ibero-americanos no campo do livro ilustrado.

“Essas narrativas sem palavras – as vezes oníricas, enigmáticas, irônicas ou reflexivas – apontam caminhos experimentais mostrando que a potência da ilustração ibero-americana faz com que ela seja uma importante vertente do território da arte contemporânea”, afirma Vilela.

O curador selecionou entre as nove edições do Catálogo, 40 obras de 12 ilustradores provenientes de 9 países, ressaltando que, apesar do ecletismo deste conjunto, os trabalhos estabelecem diálogos entre si sob conceito da invenção gráfica. “As ilustrações dessa mostra escapam de uma representação de viés naturalista, assumindo a superfície plana bidimensional, utilizando sobreposições, justaposições, mesclando as linguagens da colagem, da gravura, da pintura, do desenho e do uso de técnicas digitais”, completa Vilela.

Fazem parte da mostra: Ixchel Estrada, México (2011); Joan Negrescolor, Espanha (2013); María Luque, Argentina (2013); Roger Ycaza_Equador (2014); Manuel Marsol, Espanha (2014); Marta Madureira, Portugal (2015); Laerte Silvino, Brasil (2015); Amanda_Mijangos, México (2016); Matías Acosta, Uruguai (2017); Catalina Carvajal, Colômbia (2018); Sol Undurraga, Chile (2018); e Juan Bernabeu, Espanha (2018).

Para o curador, o artista é o roteirista de suas sequências narrativas, que são um jogo com regras próprias em que o suporte plano onde ele atua se torna uma mesa de operações. “Ao definir um mundo gráfico particular, o ilustrador, como um diretor de cinema, escolhe os pontos de vista das cenas e seus enquadramentos, como um escultor, modela o corpo dos seus atores; é o figurinista dos seus personagens, o cenógrafo e iluminador de seus ambientes e o fotógrafo de suas paisagens”, pondera.

Anúncio dos selecionados da 10ª edição do Catálogo – Acontece também pela primeira vez no Brasil, no Instituto Tomie Ohtake, o anúncio dos selecionados do Catálogo Ibero-América Ilustra 2019. Data: 18 de julho, às 19h, com mesa de debate “A Ilustração Ibero-americana” participação do curador Fernando Vilela e ilustradores convidados (entrada franca).

Catálogo Ibero-América Ilustra – O Catálogo Ibero-América Ilustra comemora neste ano a sua 10ª edição. O evento, que teve início no México e hoje percorre a Ibero-América, reúne os mais conceituados ilustradores e jovens talentos da área. A publicação do Catálogo contribui para o desenvolvimento e visibilidade dos ilustradores ibero-americanos de livros para crianças e jovens, além de servir como um referencial e fonte de consulta para profissionais do meio editorial.

A Fundação SM – Criada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela Edições SM, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações. Suas ações são norteadas por quatro pilares: Formação e valorização dos professores; Fomento à leitura; Apoio a projetos socioeducativos; e Apoio à pesquisa educacional. Está presente na Espanha, México, República Dominicana, Porto Rico, Colômbia, Peru, Brasil, Chile, Argentina e Equador.

Serviço:
Exposição: Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana
Até 28 de julho de 2019 – de terça a domingo das 11h às 20h
Entrada franca
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201 – Complexo Aché Cultural
(Entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros SP –
Metrô mais próximo – Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela
(11) 2245-1900
www.institutotomieohtake.org.br

Contato:
IberoAmérica Ilustra
contacto@iberoamericailustra.com
http://iberoamericailustra.com/