As áreas de lazer em casas dependem do perfil e preferências dos moradores

Áreas de lazer por Adriana Canova

Como a palavra já sugere, uma área de lazer é todo espaço destinado a uma atividade agradável que pode ser praticada num momento de descanso ou de entretenimento, que serve tanto para reunir, confraternizar, relaxar ou simplesmente apreciar.

Por conta disso, “arquitetonicamente falando, não há um modelo padrão de área de lazer, tudo depende do perfil dos moradores da casa e o que consideram uma atividade prazerosa, do propósito para o ambiente, do espaço (que não, necessariamente, precisa ser extenso) e quanto se quer investir na construção e manutenção da área”, explica a arquiteta Adriana Canova.

Ainda segundo a arquiteta, investir numa área de lazer particular no projeto de uma casa ou apartamento valoriza muito o imóvel e também incentiva que os moradores apreciam mais o lar.

Outra dica da profissional é que este espaço seja o mais completo possível para o fim que foi destinado, porque evita a necessidade de circular por outros cômodos da casa. “Por exemplo, no caso de uma churrasqueira, é importante ter todos os itens necessários na própria churrasqueira, por mais que haja os mesmos na cozinha. Separar é importante para que todo o fluxo de pessoas fique na churrasqueira”, ressalta.

Piscina – Há desde os modelos infláveis e de pvc, que são mais acessíveis e podem divertir, principalmente, as crianças, na temporada de verão, até as fixas de alvenaria, vinil ou fibra, que podem ser construídas ou adquiridas em diversos modelos e tamanhos, para espaços amplos ou mais reduzidos. Vale considerar também, nos modelos fixos, a necessidade de manutenção constante na limpeza da água e etc.

Spas – As Spas são uma alternativa à piscina. Há no mercado várias opções de tamanho que comportam a partir de duas pessoas. A instalação é mais simples, comparada a de uma piscina, e a manutenção é mais fácil, já que conta com sistema de filtros. Podem ser utilizadas em outras estações do ano porque têm funções térmicas e, além disso, é possível transportá-las em um caso de mudança, por exemplo.

Churrasqueira – Churrasco é uma das paixões do brasileiro. Esse espaço pode ser construído tanto numa área externa extensa como numa varanda de apartamento. Basta ter uma churrasqueira, que você encontra de diversos tamanhos e materiais – alvenaria, pré-moldada ou até elétrica. Nesse ambiente é interessante usar os utensílios não só de forma funcional, mas também decorativa.

Varanda gourmet – A varanda gourmet, como o nome sugere, é uma varanda que está ligada à culinária. É um espaço para apreciação de boa comida, e pode ser construída tanto em casas quanto em apartamentos, onde são bem comuns.

Espaço externo para refeições – Um espaço para comer fora, literalmente. Pode ser composto por uma mesa mais rústica que permita com que as pessoas se sirvam e comam ao ar livre.

Ambiente para conversar e reunir – Aqui podemos pensar em uma lareira para aproveitar as estações mais frias ou simplesmente um ambiente interno, aconchegante, com poltronas, pufes, ou no caso de uma área externa, cadeiras e bancos em uma disposição que incentive a conversa.

Espaço de jogos – Quando falamos de espaço para jogos pensamos em um lugar grande, com mesa de sinuca e ping-pong, o que pode ser também, mas podemos pensar num espaço menor para jogos de tabuleiro ou até videogame, por exemplo, que tenha uma decoração com essa temática.

Brinquedoteca – É um espaço pensado para estimular a criança a brincar, com acesso facilitado a uma boa quantidade de brinquedos. Seguindo a mesma ideia do espaço para jogos, pode ser um espaço mais amplo, com brinquedos maiores como balanço, escorregador e etc. ou um cômodo menor ou até um cantinho decorado de forma lúdica e separado para este fim.

Espaço para leitura – Aqui pensamos desde uma biblioteca com muitas prateleiras, mesa, sofá, chaise, até um canto superaconchegante, que pode ser composto com uma mesinha ou prateleira, uma poltrona e uma luminária.

Espaço para relaxar – Pode ser um altar para orações, um espaço para a prática de meditação, Yoga e etc., pode ter na composição quadros, imagens e objetos que remetam à espiritualidade, como velas, por exemplo. Tapetes pequenos, almofadas, fontes, e até plantas podem ser interessantes. Esse espaço também sugere o momento de descanso, composto por uma ducha externa e uma espreguiçadeira, por exemplo.

Jardim – Desde um jardim de quintal, com diversas plantas em canteiros, fontes, luminárias até um jardim plantado em vasos numa varanda ou mesmo um jardim vertical, que utilize dos muros ou das paredes internas.

Contato
Adriana Canova Arquitetura
(11) 4807-5966
http://adrianacanova.com.br/

 

Sua conexão