Iniciativa do Centro Cultural do Alumínio premiará objetos, imagens e projetos produzidos com o metal. Inscrições vão até o dia 29 de fevereiro de 2020

Prêmio Alumínio Arte e Design

Estudantes, profissionais e demais interessados em arte, arquitetura e design podem demonstrar a importância do alumínio no dia a dia e nas artes participando da 1ª edição do Prêmio Alumínio Arte e Design.

Com abrangência nacional, o concurso é promovido pelo Centro Cultural do Alumínio (CCAL) e é dividido em três categorias: Fotografia, Design e Arquitetura. Os vencedores ganharão prêmios, participarão de exposições e terão seu trabalho divulgado em um catálogo exclusivo.

“Queremos chamar a atenção da sociedade de como o alumínio está muito próximo e participa tão intensamente das nossas vidas, trazendo beleza e modernidade em inúmeras aplicações e obras de arte. Esse prêmio vai expor essa presença, às vezes discreta e, no entanto, imprescindível deste material”, explica Flávio Enninger, diretor cultural do CCAL.

O prêmio tem a chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e integra as ações da entidade para celebrar seus cinquenta anos de atividades em 2020. “Ao eleger o alumínio como tema central da premiação, além de homenagearmos o meio século de vida da ABAL, jogamos luz sobre a importância e a relevância desse material em nosso cotidiano”, explica Rafael Torres, diretor de Comunicação da ABAL. “O alumínio, dadas características como leveza, flexibilidade, reciclabilidade, entre muitas outras qualidades, tem tudo a ver com a ver com a vida contemporânea, incluindo as artes”, destaca.

Inscrições – As inscrições para o prêmio podem ser realizadas pelo site do Centro Cultural do Alumínio até o dia 29 de fevereiro de 2020. Para participar, basta preencher o formulário, inserir uma breve descrição sobre o trabalho junto com uma imagem.

Categorias – Cada participante poderá inscrever até três trabalhos na categoria Fotografia, dois na de Design e um na categoria Arquitetura.

• Fotografia: fotos em cores ou PB que retratem situações do cotidiano da sociedade, o seu dia a dia, tendo presente o alumínio.
• Design: mobiliário, utensílios, objetos de decoração, joias, obras de arte, embalagens ou outros objetos que tenham na sua composição o alumínio.
• Arquitetura: projetos desenvolvidos e aplicados, que agreguem tecnologia, funcionalidade e sustentabilidade na sua arquitetura em conjunto com o alumínio.

Premiação – Haverá apenas um vencedor por categoria. O escolhido de cada uma delas receberá um troféu, o certificado e a premiação no valor de R$ 5 mil. Já o segundo colocado levará para casa um prêmio no valor de R$ 3 mil e o certificado de participação.

O pagamento será feito por meio de um Cartão Pré-Pago do Banco do do Brasil. Além disso, os primeiros e segundos colocados participarão do evento de premiação em São Paulo, com lançamento do catálogo e abertura da exposição.

Serviço:
Prêmio Alumínio Arte e Design
Até 29 de fevereiro de 2019
Gratuito
Público alvo: estudantes, profissionais e demais interessados em arte, arquitetura e design
Categorias: Fotografia, Design e Arquitetura
Informações: http://ccaluminio.com.br/arteedesign/
Inscrições: http://ccaluminio.com.br/arteedesign/inscricoes/

Contato:
Centro Cultural do Alumínio
(11) 5904-6459
http://ccaluminio.com.br