Segunda edição do fórum vem para capital paulista

II Fórum Mundial Niemeyer

O Fórum Mundial Niemeyer- é um evento em prol de uma sociedade e cidades mais justas, inclusivas, sustentáveis, eficientes e democráticas, sua primeira edição foi realizada entre os dias 16 e 19 de outubro – no Rio de Janeiro, e reuniu 31 palestrantes do Brasil e do exterior.

Durante o evento, os participantes abordaram temas muito além da arquitetura e o legado deixado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que abrange Políticas Urbanas, Cientificas e Culturais. Foram 04 dias de reflexão e debates sobre o rumo e futuro da importância da arquitetura, como interventor no desenvolvimento das cidades de modo a torná-las mais inclusivas e humanas.

A primeira edição carioca foi um sucesso que deixou os paulistas aguçados pelos conteúdos aplicados, o que fez a direção trazer o evento para o Memorial da América Latina, de 26 a 30 de agosto, será o mesmo formato, mas como todos ficaram com um gostinho de quero mais, a programação foi estendida para uma semana.

Os temas serão: Artes e Humanidades, Sustentabilidade, Cidade e Planejamento Urbano e Inclusão e Arquitetura, ambos os assuntos serão abordados por grandes profissionais do setor que trarão em suas apresentações reflexões de responsabilidade sociais que sempre foi o legado de Oscar Niemeyer.

Os projetos do Paulo Niemeyer não param de crescer, na estreia do Fórum foi anunciado o Prêmio Global Niemeyer.

“O Prêmio Global Niemeyer é uma premiação de âmbito internacional que tem como objetivo promover e laurear a excelência de ações e projetos de políticas urbanas, culturais e científicas, pretendendo honrar o legado humanístico do meu bisavô, que sempre manteve um claro discurso político em favor de um mundo mais solidário.

E ao homenagear práticas bem-sucedidas no âmbito da arquitetura, urbanismo e outras categorias, daremos voz a projetos de cunho social, técnico e artístico-cultural democráticos que precisam de atenção para maior visibilidade e apoio”, declara Paulo Sérgio Niemeyer – presidente do Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais.

O Prêmio Global Niemeyer será lançado em São Paulo na segunda edição do Fórum e contemplará oito categorias:
• Arquitetura e Humanismo;
• Soluções Urbanas e Responsabilidade Social Artes de Cunho Social;
• Ciência e Tecnologia à Serviço da Sociedade;
• Esporte Solidário;
• Acessibilidade;
• Personalidade do Ano;
• Sustentabilidade.

A ação conta com apoio do Green Building Council Brasil, que premiará ações em conformidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. E a pretensão é o Prêmio Global Niemeyer é ser uma espécie de Nobel de políticas urbanas sustentáveis, que será auferido a cada ano, tendo como corpo de Júri, pessoas de notório conhecimento em cada área contemplada, sob a curadoria do Instituto Niemeyer.

Serviço:
Fórum Mundial Niemeyer
26 a 30 de agosto
Memorial da América Latina
http://www.institutoniemeyer.org/evento-forum-mundial/
Inscrição: https://www.sympla.com.br/ii-forum-mundial-niemeyer__568669

Contato:
Instituto Niemeyer
(21) 2232-0666 ​
http://www.institutoniemeyer.org