Casa Lite, do arquiteto Duda Porto, recebe selo HBC – Healthy Building Certificate, sustentável e autossuficiente, Lite torna-se a primeira residência certificadas do país

Duda Porto certificado HBC

Casa Lite é tida como construção sustentável e saudável / João Marcello Gomes, Bruno Gagliasso e Duda Porto

Bem-estar, conforto, qualidade de vida – conceitos tão essenciais na vida do ser humano devem se refletir nas construções, fazendo com que elas se tornem um lar de verdade. De olho nisso, o selo HBC – healthy building certificate – é a certificação máxima de construção saudável. Ele foi concedido para a Casa Lite, do arquiteto e empreendedor Duda Porto nessa última terça-feira. Agora, ela passa a se enquadrar dentre uma das oito construções do Brasil certificadas, sendo a primeira residência saudável nacional.

“Acredito que elementos como esses sejam essenciais para a arquitetura que, além de sustentável, é capaz de curar, garantindo saúde e bem estar”, resume Duda Porto durante a entrega do selo na mostra décor em São Paulo. Na ocasião da cerimônia o arquiteto recebeu a certificação das mãos de João Marcello Gomes, da Sustentech, empresa responsável pela processo do selo, e ainda contou com a presença do ator Bruno Gagliasso.

O projeto, em exposição até 04 de agosto, foi criado para o casal Bruno Gagliasso e Giovana Ewbank, que ao final da mostra será transformada na casa refúgio de campo dos atores, na região serrana do Rio de Janeiro.

“Hoje a população vive mais de 90% do seu tempo em ambientes construídos, e estes tem grande impacto na saúde e bem-estar. Sendo assim, a edificação tem que oferecer as condições mais próximas possível do ambiente natural, que é a base da saúde humana. A Natureza é o padrão”, explica Allan Lopes, fundador do HBC.

O selo analisa questões como iluminação, qualidade da água, ar, materiais empregados e diversos pontos de salubridade, podendo enquadrar as edificações dentro de três faixas possíveis. A casa Lite conquistou o selo NC-A (Nova Construção – Nível A), alcançando 90% dos pontos aplicáveis. A certificação HBC exige a inspeção presencial com a medição de todos os parâmetros aplicáveis in loco, após a conclusão da obra.

Totalmente integrada com a natureza, a Lite conta com grandes esquadrias de vidro e muxarabis, criando um clima agradável, com boa ventilação e iluminação natural. “Trabalhamos também com a casa em balanço, que protege dos raios de sol mais intensos”, pontua o profissional. Ela conta ainda com painéis solares que, além de aquecerem a água, fornecem energia para toda a casa.

Com um conjunto de 20 painéis, a Lite torna-se autossuficiente, produzindo toda energia necessária para o lar. O sistema de captação de água de chuva é utilizado tanto para o jardim, quanto para as bacias sanitárias. E o teto da Lite, por sua vez, tem estrutura para receber um jardim superior, se desejado. “É um exemplo de casa que vai além do sustentável – é também saudável”, comenta Duda Porto.

Modelo exemplar de arquitetura eficiente e planejada, ela nasceu da busca por menos excesso e mais essência. É modular, podendo ser desmontada, transportada e reconstruída em qualquer lugar do mundo, sem perda de qualidade. É uma casa para durar a vida inteira, pronta para acompanhar as mudanças que passamos durante os anos. É ainda a união da simplicidade e do conforto, gerando emoção, boas energias e bem-estar.

“Vejo esse tipo de construção como um novo caminho. Hoje, o Brasil é um país com muito desperdício de mão de obra, não exercitando a forma mais eficiente de produzir. A Lite vem para mudar essa toada, propondo uma construção inteligente, para atender as necessidades do mercado de forma sustentável, saudável e funcional”, opina Duda Porto.

Contato:
Duda Porto Arquitetura
(11) 945-813-893 / (21) 2431-7001
http://www.dudaportoarquitetura.com.br/