Roca recebeu premiação máxima do Red Dot Awards com cuba assinada por Ruy Ohtake

Ruy Ohtake by Roca premiado

Ruy Ohtake recebeu o prêmio Red Dot, em cerimônia na cidade de Essen, na Alemanha, acompanhado da gerente de marketing da Roca Brasil, Aline Pereira

Na noite do dia 08 de julho, a Roca celebrou uma grande conquista. Esteve no palco do Red Dot Award 2019 para a maior premiação internacional de design concedido pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha. Na ocasião, comemorou o sucesso da coleção de cubas assinadas pelo arquiteto e designer brasileiro Ruy Ohtake, que foi laureada na categoria máxima do prêmio, o Red Dot: best of the Best, na categoria Banheiros.

A condecoração reconheceu o excelente trabalho do mestre brasileiro em parceria com a Roca, líder mundial no segmento de louças sanitárias, elevando as linhas orgânicas e design atemporal proposto pelo renomado profissional. “Com 100 anos de história, é a primeira vez que a Roca é premiada com o Red Dot Award na categoria de produtos, reconhecida como a maior premiação internacional do design. E é ainda mais valioso para nós que tenha sido recebido por um arquiteto brasileiro, com o gabarito do Ruy Ohtake, elevando o design brasileiro para todo o mundo”, contou a Pau Abelló, presidente Roca Brasil.

A peça que passou pelo crivo internacional para obter a premiação que foi inspirada na casca do ovo e traz curvas sinuosas que chamaram a atenção dos jurados, tem como objetivo levar o design para a rotina do dia a dia. “Ao conceber a cuba, pensei em primeiro lugar valorizar a água e a atitude do cotidiano, atos que são normais no dia a dia, mas que são importantes para a vida. Fazer com que a cuba fosse mais que um simples objeto industrial, meu objetivo foi elevá-la como uma peça bonita e interessante que faz parte da rotina” revelou o arquiteto Ruy Ohtake.

O processo criativo se deu após algumas visitas do arquiteto Ruy Ohtake a fábrica da Roca, em Jundiaí. Lá, o arquiteto estudou todo o processo criativo e explorou toda a tecnologia Fineceramic®, que é exclusiva da Roca para a fabricação de louças sanitárias, que possibilita criar peças com bordas ultrafinas de até 5 mm. “Sou muito curioso para saber como as peças são fabricadas.

Assim visitei a fábrica em Jundiaí quatro vezes para conhecer o processo produtivo de perto para descobrir como poderia fugir das formas das cubas comuns, retangulares ou redondas. Para minha grata surpresa, minha proposta de imprimir as curvas orgânicas de maneira elegante, só foi possível devido à tecnologia da Roca, que permite fazer a cerâmica com uma espessura bastante fina. Também quis incluir cor, pois o Brasil é um país colorido”, conta o arquiteto Ruy Ohtake.

Na celebração, grandes nomes do cenário internacional de design se reuniu em Essen para celebrar os vencedores do Red Dot Award: Product Design 2019 em uma noite de Gala. Os eventos que homenageiam as realizações notáveis ​​dos premiados que receberam seus troféus no Aalto-Theater de Essen, em frente à cerca de 1.200 convidados.

A gerente de marketing da Roca Brasil, Aline Pereira, esteve com o arquiteto Ruy Ohtake para representar o Brasil para a Roca.

Ruy Ohtake by Roca – A linha Ruy Ohtake by Roca foi desenvolvida com a exclusiva tecnologia Fineceramic®, a mais avançada na fabricação de louças com superfícies ultrafinas, de até 5 mm. Entre os modelos, três são cuba de apoio e uma cuba de sobrepor, há quatros cores disponíveis no acabamento matte (branco, grafite, dark brown, preto, bege), além do tradicional branco brilhante.

Com linhas orgânicas e um design atemporal, os quatro modelos deram início a um importante momento da marca no Brasil, que passou a investir também em produtos concebidos por grandes nomes nacionais de arquitetura e design.

Contatos:
Roca
(11) 3061-5266
http://www.br.roca.com/

Ruy Ohtake
(11) 3814-1888
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_Ohtake