O designer Hugo França inaugura sua maior mostra individual internacional em Nova Iorque, no 1stDibs

Hugo França internacional

Hugo França leva sua arte para solo americano e acaba de inaugurar a maior mostra individual internacional da sua carreira, em Nova Iorque, no 1stDibs, que, em fevereiro, estreou seu novo e grandioso showroom físico no Chelsea, Manhattan, abrigando cerca de 50 expositores, que dividem espaço com um elenco rotativo.

O projeto se deu por conta da intermediação da galeria Mercado Moderno, do Rio de Janeiro – que é representante internacional de Hugo França – por meio de sua divisão americana Equinoctial Gallery, uma das expositoras fixas do 1stDibs.

A proposta de produzir uma exposição contemporânea, com peças que trazem uma natureza viva e pulsante para os ambientes por meio do design e da arte, foi prontamente aceita pelos organizadores do famoso marketplace de alcance mundial.

A mostra é composta por 15 peças entre mesas, chaises, banquetas, bancos e esculturas confeccionadas, em sua maioria, de pequi-vinagreiro, representando a grandiosidade da natureza e sua força de protagonismo onde quer que estejam instaladas.

Entre os destaques está a Chaise Inquirim, uma das criações mais emblemáticas de Hugo França, apresentada pela primeira vez nos EUA, na Design Miami 2016, e a imponente escultura Janaína, com mais de 3 metros de altura.

Todas as peças de Hugo França, em exposição até agosto, também estarão disponíveis na plataforma online de arte e design de luxo online do 1stDibs.

Hugo França nasceu em Porto Alegre, em 1954. Em busca de uma vida mais próxima da natureza, mudou-se para Trancoso, na Bahia, no início da década de 80, onde viveu por 15 anos. Lá, percebeu o grau de desperdício na extração e uso da madeira, vivência que pautou seu trabalho.

Desde o final dos anos 1980, desenvolve “esculturas mobiliárias”, expressão usada primeiramente pela crítica Ethel Leon e adotada pelo designer por sua precisão em descrever a produção que ele executa a partir de árvores condenadas naturalmente, por ação das intempéries ou pela ação do homem.

As peças criadas por ele nascem de um diálogo criativo com a matéria-prima: tudo começa e termina na árvore. Ela é a sua inspiração; suas formas, buracos, rachaduras, marcas de queimada e da ação do tempo provocam sua sensibilidade e o conduzem a um desenho cuidadosamente escolhido, uma intervenção mínima que gera peças únicas.

1stDibs – O site 1stDibs começou como uma plataforma on-line e implementou alguns elementos digitais para aprimorar a experiência de compra. Usando um smartphone, os visitantes podem digitalizar, salvar, compartilhar e comprar itens na galeria. Para uma experiência mais personalizada, eles podem consultar uma muito bem treinada equipe de vendas em espaços de reunião existentes no espaço físico.

Projetado pela empresa de arquitetura Davies Toews, a nova galeria está localizada dentro do prédio do Terminal Stores, um armazém histórico de tijolos que abriu para trens de carga em 1891. Dentro do espaço recém-renovado, que mede 45.000 pés quadrados, cerca de 50 expositores se estabeleceram, incluindo a estilista Sasha Bikoff, a fabricante Artemest, a editora Assouline e os muitos distribuidores que já exibem no site do 1stDibs, incluindo J & D Oriental Rugs, Aero e Charles Burnand. Os estandes dos expositores são acompanhados por um elenco de exposições rotativas.

Serviço:
Hugo França no 1stDibs
Até 10 de agosto
1stDibs Gallery
Edifício do Terminal Stores, 269 11th Avenue, Lobby 4, 7th Floor, Nova York.
https://www.1stdibs.com/

Contato:
Hugo França
(11) 3045-6575
http://www.hugofranca.com.br/