Escritório completa 32 anos de produção com arquitetura que busca compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras

Livro Biselli Katchborian Arquitetos

Com 32 anos de trajetória, o escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian tem uma produção abrangente, com projetos em diversas escalas e temas: residências, edifícios públicos e privados, projetos comerciais e de serviços, escolas, centros esportivos e projetos urbanos. Sua arquitetura procura compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras. Lançado dia 18 de junho pela editora Acácia Cultural, o livro marca este momento ‘Biselli Katchborian Arquitetos’.

A publicação traz uma abordagem holística sobre o trabalho desenvolvido em mais de três décadas. Um texto do arquiteto, crítico e organizador da obra Francesco Perrotta-Bosch abre o livro, seguido por um perfil escrito pela jornalista Michele Oliveira, que reflete, entre outros assuntos, sobre o momento chave da mudança de escala de atuação do escritório a partir da vitória nos concursos do Teatro de Natal e do Aeroporto de Florianópolis.

Na sequência, um artigo da arquiteta e professora Elisabete França com o tema “A presença da arquitetura nos programas públicos de habitação”, e um texto-aula de Mario Biselli intitulado “História da Arquitetura enquanto história da técnica”, que traz uma leitura particular da transformação dos modos construtivos nos projetos arquitetônicos ao longo de oito séculos, além de ser uma generosa apresentação das referências que povoam o imaginário da dupla titular do Biselli + Katchborian.

Uma característica notável é o sucesso obtido em concursos públicos e privados. Nos últimos 15 anos, foram um dos grandes vencedores de competições arquitetônicas do Brasil, o que aparece em destaque no livro com a quantidade de projetos oriundos desse processo. “Os concursos são os laboratórios de reflexão de Mario e Artur. São os momentos em que eles experimentam estratégias de projeto e, de certo modo, fundamentam as características arquitetônicas que dão singularidade a sua obra”, explica Francesco.

O livro ainda apresenta projetos de grande relevância de Biselli + Katchborian, como os de aeroportos (Florianópolis e Guarulhos), os culturais (Teatro de Natal e a renovação do Setor Social do Clube Pinheiros), esportivos (Ginásio de Barueri) educacionais (CEU Pimentas) e habitacionais (Conjunto Habitacional em Heliópolis e o Complexo Julio Prestes).

Biselli + Katchborian Arquitetos Associados – O escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian foi fundado em 1987. Com uma arquitetura que procurou compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras, Mario Biselli e Artur Katchborian tem projetado em todas as escalas e temas, desde um sem número de residências, edifícios públicos e privados, residenciais, comerciais e de serviços, edifícios de interesse coletivo como habitação, escolas, centros esportivos e aeroportos, até projetos de escala urbana, tanto através de clientes privados como de concursos públicos, nos quais obtiveram premiações de destaque.

Os projetos tem sido objeto de publicações nacionais e internacionais, e tem participado de diversas exposições de arquitetura, como a Mostra de Arquitetura da Bienal de Veneza, Italia, em 2010 e 2014, e a recente exposição “Infinito Vão “da Casa de Arquitectura de Portugal, 2018. Mario Biselli é Professor Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para além das atividades do escritório, Biselli desempenha intensa atuação docente nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Biselli é também autor de vários artigos científicos e culturais. Atualmente está concluindo a edição de seu livro teórico “Apontamentos de Teoria e Prática do Projeto”, com lançamento previsto para este ano pela Editora Appris. Artur Katchborian é também pós-graduado e tem atividade docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do SENAC.

Ficha:
Livro Biselli Katchborian Arquitetos
1ª Edição
Edição bilíngue | Português e inglês
304 páginas
ISBN 978-85-69959-06-9
Textos: Elisabete França, Francesco Perrotta-Bosch, Mario Biselli e Michele Oliveira
Tradução: Renata Takatu
Organização, Escrita e Edição de Textos: Francesco Perrotta-Bosch
Coordenação Editorial: Acacia Lischewski e Alexandre DL Rabelo
Projeto Gráfico e Capa: Luciana Mattar
Produção Gráfica: Gerson Tung
Fotografias: Nelson Kon, Rafael Salim, Mario Biselli, Ucha Aratangy e Vitor Zanatta
Ilustração da Capa: Mario Biselli
Revisão Português: Alicia Toffani e Rafaela Cera
Tradução para o Inglês: Renata Takatu
Revisão Inglês: Matthew Rinaldi
Transcrição de Aula de Mario Biselli:Clara Varandas Abussamra
Preço de capa | R$180
Onde encontrar | À venda na Livraria Martins Fontes em São Paulo
A partir de julho nas melhores livrarias do país

Contatos:
Biselli Katchborian Arquitetos
(11) 3845-5145
http://www.bkweb.com.br/

Editora Acácia Cultural
(11) 2507-7485
http://acaciacultural.com.br/